“Superou as expectativas”, diz coordenador do Laboratório Municipal sobre Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho começou a ser disponibilizado desde o dia oito de agosto, no Laboratório Municipal, que fica no Hospital Geral do Paudalho. De acordo com o coordenador do Laboratório Municipal, Ricardo Escorel, em menos de um mês, a ação superou as expectativas. “Em tempo curto, em pouco mais de 15 dias, foram realizadas 33 coletas de bebês, um número que, a meu ver, foi acima do esperado”, comentou.

De acordo com o Ministério da Saúde,  72% dos recém-nascidos em Pernambuco realizaram o exame. O dado mostra que 28% dos bebês pernambucanos não fizeram a triagem e isso é perigoso.  A atual gestão do Paudalho tem a preocupação com os índices de realização do exame no município e a meta é que nenhuma das crianças fiquem sem fazer o teste. Ricardo Escorel ainda detalha que o processo é simples e rápido. “ Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar algumas doenças sérias que podem afetar o desenvolvimento da criança”, esclareceu.

O que é o teste?

O exame detecta doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido. O ideal é que o teste seja feito até o sétimo dia de vida.

Serviço

O teste do pezinho é oferecido no Laboratório Municipal, que fica anexo ao Hospital Geral, nos dias de terça, quarta e quinta-feira, entre 10h30 e 12h. Para realizar o exame é necessário apresentação da declaração de nascido-vivo ou registro do nascimento, o cartão do bebê e um documento da mãe.

Imagem/Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho