“Superou as expectativas”, diz secretária de Desenvolvimento e Assistência Social

Dezenas de pessoas participaram de uma caminhada que encerrou a Semana da Pessoa Com Deficiência na cidade de Paudalho, nesta segunda-feira (28). A Prefeitura promoveu a ação por meio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e ainda o Conselho da Pessoa com Deficiência e Associação das Pessoas com Deficiência do Paudalho. O objetivo foi de conscientizar a população.  Roseane Silva é mãe de Jobson Silva, cadeirante de 22 anos que participou do evento.  Ao conversar com nossa reportagem, a mãe do rapaz comentou sobre a felicidade em ver o filho participando da programação.“Estou feliz graças a Deus”, ressaltou.

Foto: Thales Kírion/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

O direito à inclusão para os deficientes está previsto na lei Nº13.146 de seis de julho de 2015. No artigo primeiro, o texto diz que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) tem o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Aldir Sebastião é cadeirante e lembra que a sociedade precisa ter consciência em relação à mobilidade dos deficientes. “Alguns respeitam, outros não. Em frente a Caixa Econômica tem uma rampa, as pessoas colocam o carro lá direto, isso é educação que se aprende em casa mesmo”, comentou.  Aldir Sebastião afirmou ainda que ações como a Semana da Pessoa com Deficiência são importantes no processo de informação da sociedade. “A gente não está morto né? Não se pode esconder um cara cadeirante dentro de uma casa e pensar que não tem ninguém… é muito importante esse dia… A gente pode ser feliz”, relatou.

Foto: Kyrlle Lima/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

Deficientes em Paudalho

De acordo com último censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Paudalho existem cerca de 7.200 pessoas com algum tipo de deficiência. A gestão atual se preocupa em promover o bem-estar da população sem distinção de cor, raça, gênero ou condições físicas e programações como a Semana da Pessoa com Deficiências só ressaltam esse compromisso da Prefeitura.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Valquíria Marinho, lembrou que o objetivo principal da programação foi promover a inclusão e a conscientização da população paudalhanse. “Infelizmente as pessoas ainda não veem a inclusão como uma necessidade. É necessário que a pessoa com deficiência tenha o seu espaço respeitado por todos, é uma questão de conscientização”, disse.

Fazendo um balanço, Valquíria Marinho comentou que as expectativas foram alcançadas. “Superou, porque nós conseguimos atingir um grande número de escolas municipais, onde o Conselho da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação conseguiram fazer um trabalho com os jovens que é bem importante com palestras, atividades, foi excelente, com uma participação do público muito grande, inclusive um público que a gente nem esperava tanto. Superou as nossas expectativas”, enfatizou.

Foto: Thales Kírion/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

Um dos problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com alguma deficiência é o preconceito. O psicólogo da Secretaria de Educação, Thomás Felipe, participou da caminhada e comentou que todo o ser humano tem debilidades. “Deficiência é um termo usado ainda com certa discriminação, mas todo mundo tem deficiência, eu tenho minhas deficiências, todo mundo tem suas limitações, físicas, emocionais, biológicas e por ai vai. É necessário fazer o outro enxergar que todo mundo é capaz”, comentou. A caminhada saiu da Praça do Rosário, na Região Central da cidade, em direção ao Salão de Festas Beira Rio. A programação foi encerrada com apresentações dos deficientes visuais, Zezinho, Rivelino e Tiago.

“A inclusão é fundamental e a gente precisa que todos estejam engajados nessa grande luta”.

(Presidente do Conselho de Direito Municipal da Pessoa da Pessoa com Deficiência, Rivelino Amaral)