Secretaria de Saúde realizará ação de testagem rápida para covid-19

Guilherme Ricardo

Mesmo com o avanço da campanha de vacinação, a covid-19 ainda apresenta risco para todos. Como forma de reforçar a proteção dos paudalhenses em meio a pandemia, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nos dias 03 e 04 de fevereiro, um ponto de testagem rápida. para ter acesso ao teste é necessário que o munícipe esteja sintomático a mais de quatro dias e realize uma consulta na sua Unidade Básica de Saúde, para que o medico possa avaliar o paciente e passar uma requisição medica.

O atendimento será realizado na quadra coberta da Academia da Saúde, no Centro, das 13h às 16h. Para ter acesso ao serviço, basta comparecer no local portando requisição médica da Unidade Básica de Saúde e Identidade.  Os testes utilizados são o de Pesquisa de Antígenos, exames feitos com o uso de um swab de nasofaringe, popularmente conhecido como “cotonete”. Esse tipo de teste apresenta resposta rápida, com resultado em cerca de 20 minutos após sua realização.

A mobilização tem a finalidade de monitorar a transmissão do coronavírus no território local e colaborar com a redução dos casos da doença. O teste é gratuito e serão disponibilizados 300 testes por dia para todas as pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Para frear o contágio do vírus é necessário continuar com as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara, a constante higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social.