Paudalho realiza campanha de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite até o fim do mês

Maria Clara Carneiro

A vacinação, principalmente nos primeiros anos de vida, é um cuidado essencial que protege o corpo humano contra vários tipos de doenças. Com a finalidade de garantir a saúde da população, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Paudalho promove durante o mês de outubro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente menores de 15 anos. As campanhas tiveram início no dia 05 de outubro e seguirão sendo realizadas até o dia 30. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A Campanha de Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente com até 15 anos tem o intuito de assegurar a imunização desse público e proporcionar as doses das vacinas para os que estão com o sistema incompleto. Mesmo com a pandemia da Covid-19, os pais e responsáveis devem se dirigir até as UBSs portando a caderneta. De acordo com o Ministério da Saúde todos os protocolos de segurança contra a transmissão da COVID-19 serão respeitados.

Imunização Contra a Poliomielite

A vacina contra a poliomielite, pólio ou paralisia infantil, é destinada a crianças menores de cinco anos de idade. A doença é contagiosa aguda e pode deixar sequelas como paralisias musculares ou até mesmo levar a morte caso não seja prevenida e tratada. De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Brasil, no país cerca de 11,2 milhões de crianças estão nessa faixa etária. A ação busca alcançar ao menos 95% desse número. É essencial que os pais e responsáveis procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para que a imunização seja realizada.