Paudalho inicia campanha de vacinação contra a tríplice viral para adultos de 20 a 49 anos de idade

Maria Clara Carneiro

Na segunda-feira, dia 11, a Prefeitura do Paudalho deu início a Campanha de Vacinação contra a Tríplice Viral. Com exceção de gestantes, para quem é contraindicada, adultos de 20 a 49 anos têm até o dia 22 de maio para receber a dose da vacina que protege contra três tipos de enfermidades: o sarampo, a caxumba e a rubéola. Causadas por vírus, tais doenças são altamente contagiosas e podem ser letais para crianças e pessoas com imunidade comprometida.

Para receber a dosagem os cidadãos devem buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima portanto o cartão do SUS e a caderneta de vacinação (caso possuam). Em razão da pandemia do coronavírus, a preocupação com aglomerações é imprescindível, por isso, cada unidade está adotando estratégias para que não ocorram ajuntamentos. As medidas vão desde agendamento ao uso dos edifícios de clubes e escolas para abrigar mais pessoas. Os munícipes também devem colaborar durante a consulta mantendo a distância entre os presentes no local e utilizando máscaras.

É somente por meio vacinação que a saúde dos paudalhenses é garantida. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), a enfermeira Anielle Lourenço, informa que cabe aos agentes comunitários de saúde (ACS) informar a população qual a estratégia específica tomada na UBS em que atuam. Anielle ainda destaca a importância da vacina: “A vacinação é uma das medidas mais seguras e importantes de prevenção contra doenças. É muito mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la.”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação seguirá simultânea a Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada nacionalmente em março. Devido ao risco de transmissão da covid-19, a primeira fase da vacina contra a gripe, executada de 23 de março a 15 de abril, foi realizada em domicílio para atender o grupo de risco composto por idosos com 60 anos de idade ou mais. Nessa nova etapa, as pessoas de 20 a 49 também poderão recebê-la nas UBSs.