Paudalho inicia atendimentos na nova Unidade Básica de Saúde Alto Dois Irmãos

Maria Clara Carneiro

Na última segunda-feira (23), uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) entrou em funcionamento na comunidade Alto Dois Irmãos, no município do Paudalho. O espaço é mais uma conquista na área da saúde para os cidadãos paudalhenses. No local são disponibilizados vários tipos de atendimentos voltados tanto para o bem estar físico quanto para o bem estar mental da população. A lista de serviços disponibilizados inclui acompanhamento nutricional, odontológico, psicológico, fisioterapia, saúde da mulher, saúde da criança, entre outros.

Na unidade também são realizados exames, como testes rápidos, e serviços mais urgentes, como a aplicação de intravenosa. A dona de casa Adalva Dalva mora na comunidade do Rosarinho, mas locomoveu-se até o Alto Dois Irmãos na manhã de hoje (24) para receber o atendimento na nova UBS. Ela ficou satisfeita com a estrutura do local “Achei tudo ótimo, com muita qualidade. Estão de parabéns“, comenta.

O espaço tem como objetivo disponibilizar acolhimento e atendimentos de qualidade ao público. A coordenadora geral da área, Manuela Mota, aborda a importância do funcionamento da unidade para os moradores do Alto Dois Irmãos: “O novo espaço qualifica o acesso dos usuários e garante uma melhor humanização. Na humanização falamos sobre um conceito de ambiência, que é da garantia de ambientes saudáveis e acolhedores. Então, para além de consultas médicas, enfermagem e odontológicas, o espaço também permite atividades coletivas e maior sentimento de pertencimento da comunidade, uma vez que no Sistema Único de Saúde nós sempre garantimos a universalidade do acesso e a equidade”. 

A UBS Alto Dois Irmãos também conta com duas salas estruturadas exclusivamente para o atendimento de pacientes que necessitam de reabilitação física. A equipe profissional é formada por três fisioterapeutas que prestam atendimento no horário da manhã, das 8h às 12h, e a tarde, das 13h às 17h.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, uma média de 40 pacientes procuram esse tipo de atendimento por turno. Ainda segundo informações do órgão, a expectativa é que a UBS seja ampliada dentro dos próximos meses. O plano é que no espaço funcione também um Centro de Especialidades em Reabilitação onde serão prestados serviços mais abrangentes.