“Hoje Paudalho pode sorrir”, diz moradora sobre serviço de Saúde Bucal no Município

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Banco Mundial, metade da população no mundo não têm acesso aos serviços essenciais de saúde. Ainda segundo os dados, entre os que têm acesso, ao menos 100 milhões são empurrados para a pobreza por conta de gastos médicos.

Mas a Prefeitura do Paudalho consegue vencer os obstáculos da crise financeira que atinge todo o Brasil e oferta à população atendimento de qualidade desde a atenção básica até as especializadas. Um dos serviços que têm se destacado no Município é o da Saúde Bucal. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a população pode se consultar com dentistas. Em média por dia são atendidos de 15 a 20 pacientes. Hoje Paudalho pode sorrir!

E é um sorriso de felicidade como o da paudalhense Jeane Ferreira de 42 anos que se consultou na unidade do bairro da Santa Tereza. Ela elogiou o atendimento. “Fui bem atendida, o médico é excelente. Com certeza voltarei de novo”, disse.

Moradora do bairro do Altos Dois Irmãos. Aliete Conceição também não escondeu a alegria pelo atendimento que foi ofertado às suas filhas. “Minha filha achou ótimo. Ela disse que arrancou e vai pegar ficha novamente. Além disso, ela ainda recebeu uma limpeza nos dentes. Hoje Paudalho pode sorrir!”, comentou.

Foto: Cristóvão Neto/PMP

“A Saúde Bucal é muito importante para a gente até porque é porta de entrada do organismo. A partir do momento que a gente tem essa saúde de qualidade, a gente vai ter um funcionamento do organismo de qualidade. A gente tratando a saúde básica da população vai ter uma melhoria na qualidade de vida” explicou o dentista Thiago Clemente, responsável pelo serviço na unidade do Alto Dois Irmãos.

Foto: Cristóvão Neto/PMP

A Prefeitura segue comprometida em investir na estrutura da saúde. Mas, outra preocupação é com a humanização do serviço. Por isso, a equipe de Saúde Bucal criou o projeto “Odontolengos”, que ensina crianças a cuidar da saúde da boca em uma forma mais humana e atenciosa. “É um projeto que a gente leva as escolas de uma forma mais descontraída. Ele é feito com mamulengos e tem o objetivo das crianças entenderem da forma deles como funciona essa saúde e nós vamos voltar para as escolas agora em outubro com novas histórias e muitas mudanças legais”, detalhou.

Foto: Cristóvão Neto/PMP

Confira a matéria no vídeo: