Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social avança em 2017 e acumula mais de 10 mil atendimentos

Em menos de um ano, a gestão avançou e mostrou que o trabalho pode ser feito com seriedade e compromisso. E um dos alvos da Prefeitura do Paudalho é o cuidado com pessoas que necessitam de apoio e estão em vulnerabilidade social. Em balanço, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Valquíria Marinho, comentou que a falta de recuso foi superada e o trabalho ocorreu. “A gente tem o Programa de Benefício Eventual que é aprovado por lei, deliberado pelo Conselho e nós conseguimos nesse ano atender dentro do Programa de Benefício Eventual, que o nome já está dizendo, existe uma eventualidade…Quase 100 gestantes com Auxílio Natalidade…Nós atendemos ainda 57 Auxilio Funeral…Foram disponibilizadas durante o ano 350 cestas básicas…Segunda via de Registro Civil, nós atendemos 55. Temos hoje também dentro do Auxílio Aluguel: 57 usuários que encontram-se em risco habitacional… Vale salientar que esses auxílios são todos custeados com recursos próprios como rege a lei…Graças a Deus nós temos conseguido atender nossa demanda, com muito esforço e muito sacrifícios, pois nós sabemos da dificuldade financeira”, disse.

Os serviços não param

Quem pensa que as ações da Secretaria acabaram está enganado. Ainda segundo a secretária da pasta, um fato a ser comemorado foi a distribuição do peixe na Semana Santa. Segundo ela, cerca de 10 mil famílias foram contempladas. “A gente sabe que não é a solução de tudo, mas a gente conseguiu manter o peixe na mesa de quem mais precisava naquele momento”, comentou. Com apoio da Secretaria e outras pastas, a Prefeitura realizou o programa Cidadania em Ação que ofertou à população de Chã de Cruz mais de dois mil atendimentos de saúde, educação, assistência social, entre outros.

E as crianças tiverem vez nas ações da pasta. Em uma ação conjunta com as Secretaria de Cultura e Turismo e Educação, foi realizada a Semana da Criança com parque de diversão gratuito e programação recheada que ofertou ainda picolé, algodão doce, oficinas e recreação. “O resgate da infância e da adolescência”, explicou. No decorrer do ano a população ainda contou com o Plantão Social que atende diariamente e nas festas e programações da cidade oferecendo suporte aos munícipes que se encontrarem em situação de vulnerabilidade.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

Foto: Kirlly Lima/ComuniçãoPrefeituradoPaudalho

Conquista

A secretária ainda destacou a aprovação da Lei Nº792 que isenta deficientes do pagamento do Imposto Predial Territorial (IPTU) em Paudalho. De acordo com ela, a Lei Municipal só mostra o comprometimento da gestão com as necessidades da população. “Em todo o lar que tiver uma pessoa com deficiência, dentro do perfil de renda, ele poderá ser contemplado com a isenção do IPTU. Foi uma grande vitória”, destacou.

Planos e ações em 2018

Dois mil 2017 está acabando, mas o trabalho não vai parar. Para 2018, grandes novidades: a reconstrução do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), a entrega de um veículo novo para o programa Bolsa Família, a inauguração do Serviço de Convivência totalmente equipado, a compra de equipamentos novos de informática, a implantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a implantação do programas Criança Feliz, de programas de geração de renda com cursos profissionalizantes, entre outras ações. Valquíria Marinho encerrou comentando que em 2018 o trabalho continua.

Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social

Endereço: Rua Santa Tereza – nº 92 – Paudalho (PE)