Prefeitura do Paudalho promove campanha de combate ao suicídio

De acordo com dados do Mapa da Violência 2017, em 12 anos, a taxa de suicídio na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes, em 2002, para 5,6 em 2014, contabilizando um aumento de quase 10%. Isso representa que a taxa continua crescendo. E no mês dedicado ao combate do ato, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Saúde vai promover programação em escolas, postos de saúde e outras ações para incentivar a população a debater e lutar contra o suicídio.

Para se ter uma ideia sobre a crescente, em 1980, a taxa de suicídio na faixa etária de 19 a 29 anos era de 4,4 por 100 mil habitantes. Em 1990 ela chegou a 4,1 e 4,5, em 2000. Isso que dizer que de 1980 a 2014, houve um aumento de 27%.

Dados alarmantes

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, aproximadamente 1,53 milhões de pessoas no mundo morrerão por suicido.

Edição Isak de Castro/ComunicaçãoPrefeituradePaudalho

O que leva uma pessoa a se suicidar

Solidão

Uma das queixas mais constantes na tentativa de suicídio é a solidão. A sensação de isolamento, de uma angústia profunda por se sentir sozinho, de que ninguém vai compreendê-lo e julgá-lo, de que não aguentam mais e estão cansados, são exemplos de falas dessas pessoas.

Depressão

A conseqüência mais desastrosa da depressão é o suicídio. Das 30 mil pessoas que morrem por suicídio nos Estados Unidos a cada ano, por exemplo, a maioria está sofrendo de depressão.

Presença de outras doenças ou má saúde

Algumas doenças que deixam as pessoas impossibilitadas de alguma forma física, como andar, falar, ouvir, etc, ou, por exemplo, outras doenças como HIV, câncer, uma doença terminal e transtornos mentais (esquizofrenia, depressão, bipolaridade distúrbios da ansiedade e a personalidade, bulimia e anorexia, entre outras), podem contribuir para uma maior desorganização ou desconforto emocional para tirar a própria vida.

Conflitos de identidades

Em um país homofóbico, muita das vezes mulheres e homens cometem suicídio porque se descobrem gays e são recriminados.

Com informações do Portal BioSom