Prefeitura do Paudalho realiza caminhada em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira (31)

Giovanna Lira

Nesta quarta-feira (31) a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) realiza uma caminhada referente ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com saída da entrada da cidade até a sede da prefeitura, no Centro. A Caminhada Faça Bonito visa alertar toda população de Paudalho sobre o enfrentamento da pauta.

A iniciativa é a finalização da programação que ocorreu durante todos o mês de maio, que realizou ações como visitas em escolas da Zona Rural do município conscientizando crianças sobre abusos sexuais, com a atividade lúdica “Semáforo do Corpo”, ensinando aos alunos quais locais do corpo podem ser tocados e como fazer para denunciar violências a um adulto de confiança. Além disso, também efetuou rodas de conversa nas Escolas Municipais, debatendo sobre o abuso e exploração sexual, alertando as crianças e adolescentes sobre como notar e denunciar casos.

Agregando aos diversos serviços já prestados pela Pasta, neste mês a Secretaria ainda realizou o lançamento do Projeto Infância Protegida. A iniciativa é uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Itaú Social, com atividades que atuem na prevenção e enfrentamento dos abusos contra menores.

As denúncias contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), através do número (81) 99817-0068, ou denunciar para o conselho tutelar através do número (81) 99958-0694, ou através do disque cem.