Organização e patriotismo marcam celebração da Independência do Brasil, em Paudalho

Quarenta instituições participaram, em Paudalho, do Desfile Cívico do dia Sete de Setembro, feriado dedicado à independência do Brasil. A programação começou 15h com finalização das apresentações dos grupos no Pátio de Eventos Beira-Rio. Logo, as ruas do município foram tomadas pela população que conferiu de perto cada unidade e suas bandas marciais se apresentando. As principais ruas do Centro da cidade foram interditadas, o que resultou em uma melhor organização.

Foto: Thales Kírion/PMP

A dona de casa, Dalvani Cavalcanti, de 62 anos, elogiou a organização do evento. “Tudo muito excelente! Já tinha cinco anos que eu não participava e fiquei emocionada com as crianças da Creche. Fiquei com vontade de chorar porque eles são o início de tudo e a gente não tinha creche aqui“, comentou.

Foto: Thales Kírion/PMP

A microempresária, Jéssica Carla, já participou de bandas marcais. Ela também comentou sobre a organização do Desfile Cívico. “Eu achei tudo muito organizado, muito bonito mesmo. Eu faço parte dessa história, já toquei e não estava querendo assistir, mas valeu a pena”, disse.

Na imagem, Jéssica Carla com sua família.

Desfile Cívico na Zona Rural

Além do Centro da cidades, as comunidades de Guadalajara, Chã de Cruz e Chã de Conselho vão receber a programação nos próximos finais de semana do mês de setembro. Para o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, o momento reflete o compromisso de manter o patriotismo vivo na cidade. “Em tempos de crise e de dificuldade esse sentimento de patriotismo é muito importante. Nosso desfile foi lindo e o objetivo é manter vivo o civismo no coração dos nossos paudalhenses. A gente ainda vai ampliar a programação para as comunidades da Zona Rural onde algumas pessoas não podem comparecer ao Centro. Estamos felizes com o resultado”, disse.

Confira um trecho do momento no vídeo:

A Independência do Brasil

No dia sete de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou oficialmente a independência do Brasil na região do Rio Ipiranga e desde lá, todos os anos os brasileiros comemoram o episódio que ficou conhecido como o “Grito do Ipiranga”.

Papel fundamental de Maria Leopoldina

Muita gente não sabe, mas uma das pessoas mais importantes no processo de independência do Brasil foi a esposa de Dom Pedro, a até então princesa austríaca, Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, nascida em Viena no ano de 1797. Leopoldina foi uma princesa de grande estratégia política e por trás das “cortinas“, instruía o príncipe nas decisões do país.

Por ser filha do imperador austríaco Francisco Primeiro da Áustria, Leopoldina tinha instrução política que Dom Pedro só teve depois de mais velho. Em 1822, Dom Pedro viajou para São Paulo para apaziguar a política e as revoltas que queriam Portugal dominando o Brasil. Leopoldina ficou como regente do país, e por esta razão, assinou o decreto de independência; coube a Pedro apenas proclamar. Com a proclamação, o Brasil passou a ser livre de Portugal e Dom Pedro I e Dona Leopoldina se tornaram Imperadores da Nação.

Hino da Independência do Brasil

A canção em homenagem ao evento foi musicalizada por D. Pedro I que segundo relatos tocava vários instrumentos e era compositor. Confira:

Letra: Evaristo da Veiga

Música: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,