Prefeitura do Paudalho oferece exame de eletrocardiograma

Isak de Castro
Reportagem: Thales Kírion

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares. Pensando no bem-estar do povo paudalhense, a prefeitura da cidade, por meio do Hospital Geral de Paudalho  (HGP), oferece exame eletrocardiograma. O agendamento é feito através da Central de Marcação e Regulação na Secretaria Municipal de Saúde e os procedimentos já estão sendo realizados nos pacientes de atendimento de urgência, sempre que existe a indicação e necessidade para esclarecimento médico.

O método de saúde tem o objetivo de avaliar a atividade elétrica do coração, observando o ritmo, a quantidade e a velocidade das batidas. O exame na rede privada pode custar de R$ 100 a R$ 200, mas é disponibilizado pela rede municipal da cidade.  O taxista José Carlos, de 52 anos, comentou entusiasmado sobre a novidade: “É ótimo, é bom para todo mundo. Todo mundo ganha com isso”, disse.

A diretora do Hospital Geral do Paudalho, Lúcia Matias, detalhou que em alguns casos, o exame pode ser solicitado pelo Posto de Saúde da Família: “O exame de eletrocardiograma é um exame complementar de apoio diagnóstico para assistência da cardiologia e para a urgência e emergência”, esclareceu.

Ficou curioso? Ouça os detalhes com o repórter Thales Kírion:

Quase 35 mil exames realizados

O Laboratório Municipal foi inaugurado em maio deste ano e já foram atendidos mais de 3.500 pacientes, totalizando quase 35 mil exames. Além da praticidade e conforto que unidade oferece aos usuários, em alguns lugares como Chã de Cruz, as coletas são feitas nos postos de saúde e repassadas para o laboratório, evitando o deslocamento.

Leia mais: Paudalho agora realiza Teste do Pezinho no Laboratório Municipal