Laboratório Municipal de Paudalho chega à marca dos mais de 670 mil exames realizados

Uma Saude com “S” maiúsculo! O Laboratório Municipal de Paudalho chegou à marca dos 674.238 exames realizados, entre 2017 e janeiro de 2020. Ao todo, mais de 82 mil pessoas foram atendidas na unidade, que recebeu nova estrutura de receptação e sala de coleta em 2018. O Laboratório atende diariamente demandas das Unidades Básicas de Saúde, Centro de Parto Normal Gabrielly Ramos, Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho) e epidemiologia.

No local são disponibilizadas mais de 85 tipo de exames, entre eles: hormônios tireoidianos e de fertilidade, glicose, colesterol total e frações ,transaminases, e outras dosagens metabólicas, hemograma completo e imuno-hematologia, coagulação, pesquisa para HIV, hepatites B e C, toxoplasmose, rubéola, sífilis e outras patologias.  Foram adicionados a esse perfil de exames as dosagens: anti-TPO, paratormônio, pesquisa de Chagas, CA 125, CA 19.9, CA 15.3 e CEA.  A moradora do bairro do Alto dos Irmãos, Rosilda Vicente, de 37 anos, foi ao local com a filha que precisava fazer um exame de sangue. “Foi muito bom o atendimento. Eu dou nota 10”, comentou.

Tecnologia no atendimento

De acordo com a unidade, 25 mil exames são realizados ao mês. Para o coordenador do Laboratório, Ricardo Escorel, Paudalho tem avançado e o local é um exemplo de que a saúde pode ser disponibilizada com qualidade. “Nosso diferencial também é o sistema que gerencia o laboratório, que é um sistema de informática onde nós dispomos de computadores na recepção. Através do cadastro dos pacientes, ele emite um código de barra de cada usuário e a partir daí o material é processado, organizado e colocado nos equipamentos. E esses equipamentos conseguem enviar as amostras diretamente para o mesmo sistema e nosso corpo de biomédicos analisa os resultados e libera. É tudo rápido e tecnológico”, detalhou.