Em Paudalho, cerca de 62% dos idosos acima de 60 anos já foram vacinados contra a gripe

Na última segunda-feira, dia 23 de março, o Ministério da Saúde (MS) deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No município de Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco, cerca de 62,51% da população idosa com mais de 60 anos já foi imunizada. Nessa primeira etapa, que vai até o dia 15 de abril, a vacinação está sendo realizada em domicílio, visto que essa parcela do público faz parte do grupo de risco para o novo coronavírus. Como divulgado pelo Ministério, o isolamento domiciliar é uma das principais medidas preventivas para conter a pandemia da Covid-19.

Além dos idosos, nessa fase da campanha o foco da vacinação também é nos profissionais da área de saúde. Em Paudalho, cerca de 73,44% desses trabalhadores já receberam a dose da vacina que, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda de acordo com a instituição, a vacina não têm eficácia contra o novo coronavírus, mas auxilia na redução da procura por serviços de saúde, evitando aglomerações nas Unidades de Saúde, e na exclusão do diagnóstico para Covid-19, uma vez que os sintomas de ambas as doenças são semelhantes.

Enfermeira aplica dose de vacina contra gripe em homem com mais de 60 anos morador da cidade de Paudalho. Foto: Cortesia/Secretaria Municipal de Saúde.

A imunização é a ferramenta mais poderosa para prevenir o ataque do vírus influenza em pessoas acima dos 60 anos. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Anielle Lourenço, explica o porquê é fundamental que os idosos sejam prioridade neste momento: “À medida em que envelhecemos, ocorre a chamada ‘imunoscenessência’, que consiste em mudanças pelas quais o sistema imunológico passa e que podem enfraquecer a capacidade de se defender de infecções, tumores e doenças autoimunes. Um idoso vacinado, caso apresente a gripe, será menos impactado pelo vírus e reduzirá as chances de ter complicações decorrentes da doença, como ataques cardíacos e derrames.”.

A profissional ainda complementa que a imunização em idosos está amplamente associada à redução das internações devido às doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza e do risco de morte a elas relacionado. O objetivo é que até o final da primeira etapa da campanha todos os idosos do município sejam vacinados, contudo, é essencial que haja calma por parte dessa parcela da população, uma vez que a ação é realizada a medida que novas doses da vacina são recebidas.