Começa amanhã (26) a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica em Paudalho

Maria Clara Carneiro

A Prefeitura do Paudalho inicia nesta quinta-feira (26) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica no município. A iniciativa tem organização da Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental. A finalidade da ação é imunizar cães e gatos contra a raiva e assim protegê-los dessa doença viral contagiosa que também é transmissível para seres humanos.

A primeira fase da campanha teve início no dia 21 de outubro e passou por treze bairros localizados na zona rural da cidade. Durante a segunda etapa a ação incluirá mais dez comunidades, são elas: Primavera, Bobocão, Chã do Ouro, Centro, Vila Asa Branca, Belém, Chã do Pinheiro, Alto Dois Irmãos, Alto do Cruzeiro e Santa Tereza. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h nas datas e lugares previamente definidos no cronograma abaixo.

O ponto de partida da ação será a comunidade da Primavera, a vacina estará disponível em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Primavera 2 e na Quadra Municipal, próxima as Unidades Básicas de Saúde Primavera 1 e 3. É recomendável comparecer no ponto estabelecido portando a caderneta de vacinação do pet. Caso o animal ainda não tenha, o documento será feito durante a consulta.

Confira abaixo a lista com as datas e os locais onde a vacinação será realizada:

DataBairroLocalHorário
26 e 27.11.20Primavera1 – Em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Primavera 2, na estrada do Ramos
2 – Quadra Municipal próxima as Unidades Básicas de Saúde Primavera 1 e 3
8h às 16h
30.11.20BobocãoEscola Municipal Tancredo Neves8h às 16h
30.11.20Chã do OuroEscola Municipal Severino José Valentim8h às 16h
30.11.20CentroSede da Vigilância Ambiental, próxima ao DETRAN8h às 16h
01.12.20Vila Asa BrancaPróximo ao mercadinho de Gilson8h às 16h
01.12.20BelémEm frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Belém8h às 16h
01.12.20Chã do PinheiroPraça do Chafariz, próxima a Unidade Básica de Saúde (UBS) 8h às 16h
02.12.20Alto Dois Irmãos1 – Escola Estadual Confederação do Equador
2 – Escola Municipal Manoel da Rosa
8h às 16h
02.12.20Alto do CruzeiroEscola Estadual João Cavalcante Petribú8h às 16h
03.12.20Santa Tereza1 – Em frente ao Hospital Municipal
2 – Na sede da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo,
Juventude e Lazer
8h às 16h

Sobre a doença

A raiva é uma enfermidade viral infecciosa aguda transmitida por meio da saliva dos animais contaminados e passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. Os sintomas podem incluir a dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Na maioria dos casos a raiva é fatal. O único modo de proteger os animais é por meio da vacina.