Combatendo o abuso e à exploração sexual, Prefeitura do Paudalho anuncia o Projeto Infância Protegida

Giovanna Lira

Combatendo a violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) anunciou o lançamento do Projeto Infância Protegida. A iniciativa é uma parceria da Pasta com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Itaú Social. A ação irá realizar atividades que atuem na prevenção e enfrentamento dos abusos contra menores.

Participarão do projeto crianças e adolescentes atendidas pela rede socioeducativa da Pasta, membros do Serviço de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A partir desta semana, todas as quartas-feiras, a iniciativa irá realizar Oficina de Informática, das 8h às 9h30, na Casa das Juventudes, localizada no Alto Dois Irmãos, em seguida irá ocorrer roda de diálogos, com o tema Abuso e Exploração Sexual Infantil. Além disso, posteriormente serão abertas outras oficinas de outros segmentos.

O Projeto irá agregar aos serviços já oferecidos para proteção das famílias do município, como o Criança Feliz, o Programa Família Acolhedora, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Programa de Alimentação Sopa Família, além dos auxílios ofertados, entre eles os auxílios cesta básica, documentação, enxoval, funeral e aluguel social.

Paudalho contra violência infantil

Esta quinta-feira, 18 de maio, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e durante todo o mês a SEDAS está realizando visitas em escolas da Zona Rural do município conscientizando crianças sobre abusos sexuais, com a atividade lúdica “Semáforo do Corpo”, que ensina aos alunos quais locais do corpo podem ser tocados e como fazer para denunciar violências a um adulto de confiança.

Além disso, a Pasta também está efetuando rodas de conversa nas Escolas Municipais, debatendo sobre o abuso e exploração sexual, alertando as crianças e adolescentes sobre como notar e denunciar casos.