Secretaria de Saúde em parceria com CBMS realiza Ação Social Contra o Câncer de Pele e a Hanseníase

Maria Clara Carneiro

A Secretaria de Saúde em parceria com o Colégio Brasileiro de Medicina de Saúde (CBMS) realizou na última sexta-feira, dia 28, uma Ação Social Contra o Câncer de Pele e a Hanseníase. A programação ocorreu no Colégio Tancredo Neves, localizado na comunidade do Bobocão, com início às 14h e encerramento às 18h. Em formato de mutirão, a iniciativa teve como objetivo identificar em pacientes possíveis lesões e sintomas relacionados a enfermidades na pele que necessitam de tratamento.

A trancista Lauryn dos Santos foi uma das 200 pessoas atendidas durante a programação. Lauryn estava sofrendo com queloides nos olhos e, após ficar sabendo do mutirão através de profissionais da Unidade de Saúde Básica (UBS) em que sua família costuma ser atendida, resolveu participar. Quando questionada sobre o que estava achando do evento ela afirmou: “É uma boa ação, tem muitas pessoas que tem probleminhas como esses e dessa forma conseguem mais rapidez no atendimento. Ter vindo a esse evento foi bom.”.

Pacientes aguardam atendimento durante a primeira Ação Social Contra o Câncer de Pele e a Hanseníase, realizada durante o mês de janeiro. Foto: Thales Kírion.

A coordenadora da área de Atenção Básica, Sabrina Santiago, explica que a ação é uma forma de trazer qualidade de vida para o cidadão paudalhense e garantir acompanhamento e cuidado. “Como nós até certo momento não tínhamos médicos dermatologistas no município, existia uma demanda da população em relação ao acesso a esse tipo de atendimento.”, explica. Sabrina ainda informa que atualmente esse serviço já está disponível durante as sextas-feiras no Centro de Especialidades e no Hospital Municipal, localizado no Alto Santa Teresa.

A primeira Ação Social Contra o Câncer de Pele e a Hanseníase ocorreu no dia 24 de janeiro, também no Colégio Tancredo Neves. Na ocasião, cerca de 200 pessoas foram atendidas. Após a etapa de triagem, a próxima fase será a continuidade do tratamento por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através da equipe de Saúde da Família, e a realização de cirurgias nos casos em que esses procedimentos forem necessários.