Qualificação e oportunidade: Prefeitura inaugura Cooperativa de Costura e Confecção de Paudalho

Com o objetivo de dar oportunidade e qualificação, a Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira (19) a Cooperativa de Costura e Confecção de Paudalho em parceria com Associação Mário Lemos Falcão de Apoio a Cultura e a Educação (AMFACE). O local vai atender cerca de 300 pessoas, em três turnos diários. As inscrições começam nesta sexta-feira (20) na sede da Cooperativa que fica próximo à Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade. Os interessados devem estar munidos de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e, se tiver o Número de Identificação Social (NIS).

Sonhos que se tornam realidades

A cooperativada, Josilene Santana, de 40 anos, é moradora do bairro da Primavera e tinha um sonho de se tornar costureira.  Ela se emocionou quando se deparou com a ampla estrutura que o local oferece. “Eu fico feliz, fico satisfeita, por nós todas porque vamos ter oportunidade de realizar o nosso sonho. A gente vai aproveitar cada momento. Eu estou muito feliz!”, comentou.

Foto: Thales Kírion/PMP

Além da Josilene, Edilza Barbosa, de 35 anos também é cooperativada e não escondeu a alegria. “É cooperativa é de suma importância para a gente porque eu vou aprender mais. Essa cooperativa vai ajudar tanto a minha família quanto aos paudalhenses. A gente só tem o que comemorar!”, explicou.

Foto: Thales Kírion/PMP

O projeto da Cooperativa foi criado em 27 de outubro de 2017. A sede possui ampla estrutura com ar-condicionado, mobiliário, computador, mesa de modelagem, 10 maquinas industriais e uma maquina de bordado. A ação tem apoio do Governo do Estado. Emocionada, uma das incentivadoras da cooperativa, Ângela Cahu, comentou da alegria de ver o projeto ganhar “vida”. “ Pra mim é uma satisfação muito grande, Foi um desafio para reunir essas mulheres, essas pessoas, para fazer parte da cooperativa e eu estou muito feliz, porque vai atingir as pessoas”, detalhou.

A Cooperativa ainda vai contar com a visita dos técnicos da empresa Makital, responsável pelo maquinário do projeto. De acordo com o representante da organização, Rubval Soares Farias Filho, os técnicos vão ensinar os primeiros passos de como usar os equipamentos. “Vamos dar todo o suporte às costureiras e aos operadores de como operar a maquina, deixar a maquina no ponto, para a produção não parar. Estamos felizes em poder participar da iniciativa”, disse.

O prefeito do Município, Marcelo Gouveia, destacou que todo o esforço tem um único objetivo: o bem-estar da população e a qualificação profissional. “ O nosso maior propósito é o povo. Nós temos essa preocupação de dar oportunidade e de promover ações que melhorem a vida do paudalhense. Por isso estamos comprometidos. Eu fico feliz em ver que as pessoas vão poder se qualificar aqui, trabalhar e isso vai mudar histórias e a realidade de tantas famílias”, destacou. Ainda segundo o gestor, os cursos devem iniciar ainda este mês.

Ouça os detalhes na matéria com Thales Kírion: