Programação especial em comoração ao Dia da Mulher homenageia paudalhenses

Thales Kirion

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. (Cora Coralina).

Mulheres: Elas são policiais, médicas, enfermeiras, motoristas, mães, avós, filhas, companheiras, entre outras tantas funções. Passaram por gerações sendo as responsáveis em “dar a luz” às civilizações. Lutaram e lutam diariamente pela conquista do espaço na sociedade e isso não é de hoje. A história mostra que elas nunca se acovardaram. Temos exemplo de vitórias, como: o voto feminino conquistado no dia 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. O direito foi assegurado após intensas campanhas nacionais.

Mas, os avanços não acabaram e atualmente elas não baixam a cabeça. E com o objetivo de homenagear mulheres paudalhenses que são exemplos no Município, a Biblioteca Pública Severino Soares realizou uma homenagem para 58 mulheres das mais variadas áreas. O evento teve por tema: “Igualdade de Gênero e Empoderamento da Mulher”.

Sob a direção da coordenadora da Biblioteca, Fátima Coutinho, a homenagem ocorreu nesta quarta-feira (8), na sede da Banda Musical 22 de Novembro, no Centro da cidade. Na programação, houve recitação de poesias, apresentação teatral, entrega de placas de honra ao mérito e lembranças às homenageadas, além de apresentação musical e discursos.

A atriz Hilda Torres participou do evento em uma performance que chamou o público para a importância do empoderamento feminino.”Eu tenho sempre trabalhado através da arte para esse caminho da luta. Aqui nós pautamos a Semana da Mulher, o Dia da Mulher, mas isso é maior ainda. É a luta diária da mulher. É um caminho de militância. Então, eu fiz essa performance que traz desde o nascimento da menina, que desde essa época é dito para ela o que ela tem que ser e fazer. A gente nasce para receber o não. Esse sim que tem dentro da gente, essa voz tem que ser colocada para fora”, disse.

Foto: Thales Kírion – PMP

Foto: Thales Kírion – PMP

Foto: Thales Kírion – PMP

Confira a apresentação:

 

Mulheres ocupando seus lugares

Segundo uma pesquisa salarial da Catho que avalia oito funções, de estagiário a gerente, as mulheres continuam ganhando menos do que os homens em todos os cargos. A maior diferença é no trabalho como consultor, no qual os homens ganham 62,5% a mais do que as mulheres. Mas, os dados por mais difíceis que sejam, não abatem a força feminina em ocupar lugares ditos como masculinos. A motorista de ônibus, Niedja Monteiro, é paudalhense e comentou da felicidade ser homenageada e exercer a profissão. “Estou muito feliz , muito lisonjeada. Eu amo minha profissão e sei que posso sim desempenhar ela. Não estamos tomando o espaço do homem, mas estamos ocupando o nosso espaço”, comentou.

Foto: Thales Kírion – PMP

 

Foto: Thales Kírion – PMP

A programação anda contou com a participação de autoridades e convidados especiais como o comandante do Batalhão da Polícia Militar da cidade de Nazaré da Mata, Coronel Evangelista, e a sargento da PM, Nilma Vieira. Uma das convidadas especiais foi a coordenadora da Biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco, Nadja Tenório Pernambucano de Melo,  que comentou da alegria de participar da programação. “Eu estou muito emocionada e foi uma grande surpresa. Eu sou uma funcionária e trabalho para a comunidade, eu sei que não mereço essa homagem. Mas, esse dia é nosso e eu fico feliz de ver outras mulheres também sendo homenageada”, falou.

Foto: Thales Kírion – PMP

Foto: Thales Kírion – PMP

A Prefeitura do Paudalho reconhece o papel fundamental das mulheres na construção da história e do Município. Eventos como esse só reforçam o comprometimento da gestão com a força feminina.

Feliz Dia da Mulher.