Produção científica nas escolas: V Inova Paudalho – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023 termina com diversos trabalhos premiados

Amanda Myrtes

Visando investir e incentivar a produção científica dos estudantes do Ensino Básico, Fundamental e Médio do município, a Prefeitura de Paudalho promoveu a V Inova Paudalho 2023 – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, com cerca de 123 trabalhos expostos.

O Inova Paudalho deste ano teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, abrangendo cinco categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais, EJA Médio, EJA Fundamental, Ensino Médio/Técnico e Ensino Fundamental Anos Finais. O evento teve duração de três dias, iniciando no dia 29 de novembro até o dia 1º de dezembro.

No primeiro dia, o Inova recebeu a apresentação dos trabalhos das categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), EJA Fundamental e Médio, e Ensino Médio/Técnico. No segundo dia de evento, foi a vez dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), apresentarem os seus trabalhos. Já no último dia, contamos com apresentação de todas as 123 pesquisas; palestra com o tema “Inovação na Educação: Desafios e Oportunidades”, com a Prof. Dra. Jeyce de Andrade, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); além da divulgação e entrega das premiações por categoria.

“O método científico não nasce na universidade, lá a gente aprimora o método científico que já tem que ser intrínseco ao ser humano. E isso a gente não tem em casa, a gente precisa ter na escola, já começar a implementar nas crianças o pensamento da curiosidade, da investigação, de se questionar o porquê das coisas, para que elas cresçam cidadãs com pensamento crítico e, quando chegar na universidade, possam aplicar o pensamento científico que eles começaram a aprender na escola. […] Então, a iniciativa da cidade de Paudalho com esse evento é maravilhoso e estou muito contente em fazer parte disso. Eu só tenho a parabenizar!”, destacou Prof. Dra. Jeyce de Andrade.

O Inova Paudalho – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação é a culminância do Programa de Iniciação Científica Municipal (PICM) do município, que oferta bolsas de pesquisas para os estudantes da Rede Municipal produzirem, ao longo do ano, pesquisas e trabalhos científicos na escola. O PICM busca fomentar a vocação científica e incentivar talentos em potenciais entre estudantes da Rede Municipal de Educação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docentes qualificados. Além disso, visa estimular no estudante o desenvolvimento do pensamento científico, tecnológico e artístico-cultural, levando em consideração o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Confira os vencedores do V Inova Paudalho 2023 – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação:

Categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
1º LugarPesquisa “Compostagem de Folhas Secas e Cascas: Estratégias Inovadoras para Melhorar a Qualidade do Solo”, da Escola Municipal de Chã de Capoeira
Estudantes: Hadassa Victória Melo Alves; Jonas Leony Santana Silva; Mickaela Emanuely de Lima Gomes; e Rianny Rebeka Farias da Silva.
Orientadora: Adriana Jorge Da Silva Lima
Coorientadora: Maria José De Lima Irmã
2º LugarPesquisa “Tabuleiro da Multiplicação: Aprendendo Matemática por Meio da Competição”, da Escola Municipal Eliza Fidélis da Silva
Estudantes: Jéssica Vitória Maria de Oliveira e Gabrielly Carolina Cosma da Silva
Orientadora: Ercília Fernanda Belarmino de Lima
Coorientadora: Sinara Clemente
3º LugarPesquisa “Do Lixo ao Luxo! Um Olhar Inovador e Necessário para a Manutenção do Ecossistema e da Humanidade”, da Escola Municipal Severino José Valentim
Estudantes: Beatriz Cabral da Silva, Davi Lucas Soares, Luiz Miguel da Silva Romão e Maria Evelly Felix
Orientadora: Renata Rodrigues Claudino
Coorientadora: Luana Priscila Souza de Lima
Categoria EJA Fundamental
1º LugarPesquisa “Acerola Nutre Sabor”, do Colégio Municipal de Guadalajara (CMG)
Estudantes: José Augusto da Silva, Maria Rita da Silva Firmino, Reginaldo Pereira da Silva e Adriana da Silva Lima
Orientadora: Larissa Gabriella Mendonça da Silva
Coorientadora: Giselda Anselmo de Oliveira Santos
2º LugarPesquisa “Tangram no ensino de matemática na EJA – Fase IV”, da Escola Municipal Manoel da Rosa
Estudantes: Mayara Cristina Rufino Deodato, Maria Luiza Bezerra de Moura, Cleise Leandro da Silva e Maria de Fátima Silva
Orientador: Francisco Bezerra de Queiroz
3º LugarPesquisa “Efeitos da Prática de Atividade Física nas Taxas Metabólicas de Idosas da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, do Colégio Municipal de Guadalajara (CMG)
Estudante: Josefa Maria Nunes
Orientadora: Maria Carolina Neri Monteiro
Categoria EJA Médio
1º Lugar“A Venda de Castanha de Caju as Margens da BR 408 em Guadalajara” Mun. Chã de Capoeira
Estudantes: Ana Clécia Pereira da Silva, Cláudia Maria de Santana, Josineide Lúcia Pereira e Thaís Nogueira da Silva
Escola Municipal Gilda Barbosa (Polo da EREFEM Coronel Luís Ignácio Pessoa de Mello)
Orientador: André Vasconcelos de Arruda
Coorientadora: Síria Patrícia da Silva
Categoria Ensino Médio/Técnico
1º LugarPesquisa “Save Volts”, do EREM Herculano Bandeira
Estudantes: Julio Horell, Wanderson Vieira, Vitória Duarte E Maria C. Rodrigues.
Orientadora: Jéssica Karina Correia de Lima
Coorientador: José Ricardo Gomes
2º LugarPesquisa “ZoonoSafe”, da ETE Senador Wilson Campos
Estudantes: Allan Jeferson de Lira Monte, Micael Jefter de Freitas Carneiro e Yasmin Ellen de Oliveira Silva
Orientadora: Talitta Ferreira Vieira Lima
Coorientadora: Maria José dos Santos Takeshita
3º LugarDialogando com adolescentes sobre sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis
EREM Monsenhor Landelino Barreto Lins
Estudantes: Pedro Henrique Gomes da Silva, Elton Santos Guedes de Morais e José Sérgio Herculano Gomes da Silva
Orientadora: Joseana Firmino Barbosa
Categoria Anos Finais
1º LugarPesquisa “A História se Aprende Cantando: Uma Análise das Letras de Canções Brasileiras”, do Colégio Municipal Maria De Fátima
Estudante: Jennyfer Carla Da Silva
Orientador: Rafael Ferreira Francisco
2º LugarPesquisa “Confecção de jogos didáticos”, Colégio Municipal do Paudalho (CMP)
Estudante: Débora Alaide Pereira
Orientadora: Jéssica Flávia de Melo Teixeira
3º LugarPesquisa “Construção do Conhecimento: Abordagem estrutural da molécula de DNA da musa.spp (banana)” do Colégio Municipal de Paudalho (CMP)
Estudante: Lucas Riquelme Pedro da Silva
Orientadora: Maria Betânia Sotero Nunes

Na edição deste ano, também tivemos a presença do stand do Projeto Eduki Mais, que tem como objetivo estimular o ensino de disciplinas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Exatas, entre outras, utilizando jogos eletrônicos educativos. O projeto já realiza uma parceria com a Rede Municipal de Ensino de Paudalho, trazendo uma forma inovadora de ensino para os estudantes paudalhenses.