Prefeitura do Paudalho publica decreto com novas medidas de enfrentamento a pandemia do covid-19

Maria Clara Carneiro

Em razão do recente aumento no número de casos confirmados de contaminação pelo coronavírus no município do Paudalho, a Prefeitura divulga na tarde desta quinta-feira (25) um decreto municipal com novas medidas restritivas. No documento constam ações que serão adotadas com a finalidade de conter a transmissão do covid-19 na cidade. As medidas de enfretamento entram em vigor hoje em todo o território paudalhense.

Entre as restrições, o decreto determina que o horário de finalização do expediente das atividades econômicas no município ficará alterado até o dia 11 de março. De segunda a sexta, o funcionamento ocorrerá até às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados o expediente deverá ser encerrado mais cedo, às 17h. Para os serviços de delivery o horário fica estendido até às 22h, independente do dia da semana. Os estabelecimentos que não respeitarem os horários instituído poderão sofrer penalizações como a suspensão de suas atividades ou até mesmo a cassação do alvará de funcionamento.

Os serviços de natureza essencial, como farmácias, hospitais, supermercados, padarias, entre outros, estarão liberados para funcionamento em horário normal. Os estabelecimentos deverão continuar seguindo as recomendações dos órgãos sanitários, como a higienização das mãos dos clientes, o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social.

Com relação as celebrações religiosas em igrejas, templos, terreiros e similares, as instituições deverão continuar adotando os protocolos sanitários básicos de segurança. Quanto ao funcionamento das escolas, ficam suspensas as aulas da Rede Pública Municipal de Ensino até o dia 31 de março de 2021. Já para as Escolas da Rede Privada recomenda-se que adotem o sistema híbrido e que continuem cumprindo todos os protocolos sanitários nas aulas presenciais.

Outras suspenções

De acordo com o Decreto Municipal Nº 179, fica suspenso qualquer tipo de evento em casas de shows e estabelecimentos afins, bem como a realização de shows e festas abertas ao público, enquanto durar o estado de calamidade pública no município. Fica proibida a realização de esportes coletivos em lugares públicos e privados. Também estão temporariamente suspensos os atendimentos presenciais nas repartições públicas municipais, exceto aqueles de natureza essencial.

A Prefeitura do Paudalho reforça a obrigatoriedade do uso de máscara em todo território municipal e informa que a comprovação de imunização não desobriga o uso desse utensílio. É recomendado a toda população, que se possível, permaneçam em suas casas, e que, caso seja necessário o deslocamento para qualquer local, em decorrência de eventual urgência ou necessidade, que sejam tomadas as necessárias precauções de forma a evitar aglomerações.

Faça o download do decreto abaixo e confira as demais regras: