Prefeitura do Paudalho promoverá Amostra Cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra neste domingo (21)

Maria Clara Carneiro

A Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará neste domingo (21) o evento Amostra Cultural do Dia da Consciência Negra. O encontro ocorrerá um dia após a data 20 de novembro, marco dedicado à valorização da cultura negra e ao reconhecimento da luta da população afro-brasileira.

A amostra ocorrerá na Praça do Rosário, localizada no centro da cidade, no horário das 16h às 23h. A programação será formada por apresentações artísticas de manifestações culturais como o afoxé, a ciranda e o maracatu. Durante a noite, o público poderá prestigiar a apresentação de artistas locais de diversos segmentos, como Zeca Cirandeiro e o grupo Afoxé Povo dos Ventos.

A partir das 18h, será realizada a entrega do Prêmio Cibele da Consciência Negra aos estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram e venceram o Concurso Cultural Mês da Consciência Negra. Por meio da competição serão premiados alunos que enviaram vídeos sobre o tema combate ao racismo. As produções terão como base o livro “Pequeno Manual Antirracista”, da escritora e filósofa Djamila Ribeiro.

Prêmio Cibele da Consciência Negra

O Prêmio Cibele da Consciência Negra é uma homenagem à paudalhense Marilene Maria Ferreira, conhecida como Cibele. Cibele foi uma jovem negra de origem humilde que se tornou uma ativista das causas raciais. Ela foi uma referência em Paudalho na luta contra o preconceito e o racismo.

Assistente social, servidora pública e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a jovem foi uma das fundadoras do Centro de Estudos e Educacional Popular (CEEP), na comunidade Desterro, instituição destinada ao ensino de crianças e adolescentes.