Prefeitura avança e Rede Municipal de Saúde oferece exame oftalmológico

“Os olhos são as janelas da alma”, diz a velha frase sobre um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Com o objetivo de preservar a saúde ocular, a Prefeitura do Paudalho oferece na Rede Municipal de Saúde exame oftalmológico no Hospital Geral que fica no bairro do Alto do Hospital. O atendimento é realizado na segunda-feira pela manhã e tarde, na quarta-feira pela manhã e na quinta-feira pela tarde somando mais de 25 consultas por turno.

Foto: Isak de Castro/PMP

Os exames são realizados pelos oftalmologistas do Município: Márcio Meneses, Diomedes Barbosa, Igor Araújo e Ana Catarina Medeiros. A estudante de 14 anos, Bárbara Vitória, foi atendida e elogiou ação. “Eu achei muito bom porque eu tenho problema na vista…Agora vou enxergar melhor”, comentou.

Foto: Isak de Castro/PMP

Maria Angelina, mãe da garota, mora há mais de 50 anos em Paudalho e ficou surpreendida com a rapidez para fazer o exame. “Melhorou muito agora depois de Marcelo, ficou ótimo. A Secretária de Saúde marcou, já deu marcadinho, a gente veio na hora certa e eu achei nota 10”, disse.

O serviço

Entre os exames ofertados estão: a refração, procedimento que revela o grau do óculos do pacientes, exame de fundo de olho, exame da pressão ocular para detectar o glaucoma. Os exames na rede privada custam a partir de R$ 100. Segundo a oftalmologista Ana Catarina Medeiros os serviços serão ampliados. “Em breve nós estaremos implantando o sistema de atendimento de glaucoma para efetivamente esse paciente ser diagnosticado. Então nós vamos ter exame de campo visual, exame de paquimetria, exame de goneoscopia e os equipamentos já estão aqui no hospital, nós estamos ainda implementando o serviço”, destacou.

Foto: Isak de Castro/PMP

O oftalmologista Igor Araújo fez um balanço da ação e disse que o processo tende a crescer. “A gente está há um pouco mais de um mês… A ideia também é acrescentar alguns exames complementares e no futuro talvez até cirurgias, a gente está aguardando o andamento, mas está excelente…A gente sabe que 80, 90% dos problemas a gente resolve aqui”, afirmou.

Foto: Isak de Castro/PMP

Confira os detalhes na matéria: