Paudalho retoma atendimento na ala exclusiva para o tratamento de pessoas com suspeitas de Covid-19

Maria Clara Carneiro

Com o objetivo de prestar atendimento aos munícipes durante a pandemia do coronavírus, a Prefeitura do Paudalho retoma nesta terça-feira (16) o funcionamento da ala exclusiva para o tratamento de pessoas com suspeitas de Covid-19 do Hospital Municipal de Paudalho. A reabertura da ala ocorre em um momento em que a pandemia alcança níveis alarmantes em todo o país. De acordo com dados divulgados ontem (15) pelo Governo de Pernambuco, atualmente, a taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado está acima dos 95%, o que ocasionou no decreto de quarentena entre os dias 18 e 28 de março.

Inaugurada em maio de 2020, a ala exclusiva para o tratamento de pessoas com suspeitas de Covid-19 é equipada para acolher os pacientes acometidos pelos sintomas da doença. O espaço conta com 10 apartamentos, tendo 20 leitos de retaguarda. Possui ainda uma sala vermelha equipada com 02 leitos com 02 respiradores. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o local teve seu funcionamento suspenso durante o período em que houve redução da demanda de casos com indicação de internamento. Para ser atendido na ala, o paciente deve ser encaminhado de Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24hs Paudalho para o hospital. Uma vez identificada a necessidade de internamento do paciente, o mesmo receberá todos os cuidados disponíveis através de uma equipe de saúde devidamente preparada.

A ala exclusiva para o tratamento de pessoas com suspeita de Covid-19 funciona no Hospital Municipal de Paudalho. Foto: Isak de Castro/PMP.

Dados sobre a pandemia em Paudalho

Do início do ano até o atual momento, os casos de Covid-19 registrados em Paudalho têm aumentado. De 03 de janeiro de 2021 a 13 de março, 438 novos casos foram confirmados. Desse total, 305 pacientes se recuperaram e 12 vieram a óbito. De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado ontem (15) pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 03 e 13 de março de 2021 foram confirmados 26 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus no município. Já os números de casos notificados apontam para 558 pessoas com Síndrome Gripal (SG) e 7 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Quanto aos dados referentes a campanha de vacinação, até o dia 12 de março, 1.951 doses da vacina contra o Covid-19 foram aplicadas nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, sendo desse total 1.558 primeiras doses e 393 segundas. Atualmente, as vacinas estão sendo aplicadas em idosos a partir dos 75 anos de idade. A Prefeitura do Paudalho reforça a importância das medidas preventivas, como usar máscaras, evitar aglomerações, manter o distanciamento social e higienizar as mãos e demais objetos. 


Saiba mais sobre a vacinação em Paudalho