A higienização de ruas e dos demais espaços públicos é uma das medidas de prevenção adotadas no combate a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco. A Prefeitura deu início ao procedimento sanitário no dia 7 de abril e seguirá com a ação ao longo dos próximos dois meses, podendo o prazo ser estendido caso haja necessidade. A programação tem como objetivo proporcionar segurança e bem estar aos cidadãos paudalhenses.

Até o momento, a lavagem foi realizada nas comunidades de Rosarinho/Desterro, Chã Alegre, Loca, Chã do Ouro, Vila da Pista, na Rua da Mangueira e no Centro. Por ser um local onde normalmente há um maior fluxo de pessoas, a área central da cidade foi a primeira a ser higienizada. É nessa região onde estão concentrados os estabelecimentos comerciais essenciais que continuam em pleno funcionamento, como mercados, farmácias e lotéricas.

Equipe de trabalhadores realizam limpeza nas ruas e calçadas de Paudalho. Foto: Divulgação.

A programação é um trabalho conjunto da Secretaria de Saúde, da Vigilância Ambiental e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Agrário. No processo de higienização estão sendo utilizados carros-pipas com solução clorada; asperção em mangueiras das ruas e calçadas; e bombas costais motorizadas nas paredes, portas, corrimões e praças, com vericida, bactericida e fungicida.

“O material que utilizamos com as bombas costais motorizadas é o desinfetante a base de glutaradeildo e cloreto de benzalcônio, que também está sendo utilizado para desinfecção de hospitais de campanha, metrô, etc, pelo Grande Recife” afirma Ramilson Matos, coordenador da Vigilância Ambiental. O gestor ainda reforça a importância do isolamento social: “Se as pessoas não ficarem em casa essas ações podem não ter a eficácia desejada”.

Confira abaixo imagens da ação: