Paudalho recebe professores do Instituto Olga Cossettini, da Argentina, para troca de experiência sobre inclusão

Paudalho tem se destacado dentro do Programa de Educação Inclusiva com ações permanentes e por isso oito professores do Instituto Olga Cossettini, da cidade de Rosário, na Argentina, visitaram nesta terça (2) e quarta-feira (3) escolas do Município para conhecer a política de ações inclusivas na cidade.

Entre as unidades, os profissionais visitaram a Escola Municipal Tancredo Neves, o Colégio Municipal de Guadalajara (CMG) e a Creche Leonel Francisco Soares. Na Escola Tancredo Neves a recepção contou com apresentações culturais. Os alunos com necessidades especiais ainda produziram doce de jaca que foi presenteado aos professores.
O projeto faz parte do Programa Pasantía e foi financiado pelo Setor Educacional do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A professora e coordenadora do programa Pasantía pelo Instituto Olga Cossettini, Maria Fernanda Foresi, comentou sobre o trabalho realizado na cidade. “A educação é um direito para todos e nós ficamos muito felizes e emocionados com o trabalho realizado aqui. Fomos muito bem recebidos”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde todas as escolas do Município dispõe de cuidadores. E a população tem aprovado o trabalho. Rita de Cássia, de 52 anos, é mãe de Thiago que possui deficiência visual e autismo. Para ela, o filho está sendo bem cuidado. “Eu sempre estou aqui no Tancredo para acompanhar de perto o trabalho e as cuidadoras estão de parabéns”, comentou.

O assessor para Assuntos da Educação no Município, Anísio Soares, é também coordenador do Programa Pasantía no país. Ele comenta da importância da troca de experiências com os profissionais. “Essa troca de experiência é importante porque a gente apresenta o que é realizado aqui e sabemos como o trabalho é feito em Rosário. Isso serve para que a gente possa melhorar a política de inclusão em Paudalho”, destacou.