Paudalho realiza 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF 2021-2024

Guilherme Ricardo

A Prefeitura do Paudalho, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paudalho (COMDICA) e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizou nesta quinta-feira (24), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2021-2024. O evento teve como tema “investir na criança e no adolescente hoje, para um novo amanhã.”
 O encontro foi realizado no Colégio Municipal do Paudalho (CMP), no Centro, das 8h às 16h. O evento reuniu diversos representantes da sociedade civil da cidade. O 1º Fórum Comunitário é o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes com um resultado prático. Um Plano de ação para enfrentar os principais problemas do município, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF. Os resultados deste Plano de Ação são apresentados à comunidade, durante o 2º Fórum Comunitário, quando novamente a participação dos cidadãos do município é fundamental para garantir que as políticas públicas para crianças e adolescentes funcionem, e que permaneçam após o fim deste ciclo do Selo UNICEF.

 O prefeito Marcelo Gouveia, ficou muito feliz com a realização do fórum e comentou, “Com esse apoio da UNICEF, a gente também tem uma retaguarda com uma instituição reconhecida internacionalmente, e que venha balizar e nortear todas as políticas públicas que já vem acontecendo em nosso município, para que possamos mostrar o comprometimento com esse tipo de política pública.     

Selo UNICEF 2021-2024

O selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em municípios do seminário. Ao se inscrever no selo UNICEF, o município passa a fazer parte de uma estratégia para, a partir de situações concretas de seu contexto, estruturar um conjunto de ações intersetoriais para promover direitos específicos de crianças e adolescentes e, com isso, inserir-se numa dinâmica global para contribuir no alcance da Agenda 2023 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o Fórum os participantes das secretarias, jovens e entidades se reuniram em eixos temáticos e discutiram os indicadores sociais propostos pelo selo UNICEF e como alcançar os resultados, a adolescente Kawany Fernanda, participou da eixo 7 e comentou, ” É muito importante participar desse fórum para que possamos articular direitos e deveres dos adolescentes. Gostei muito de participar, pude expressar e mostrar os nossos direitos como adolescentes,” comentou.