Paudalho lança plataforma de aprendizagem online Educa na Web para alunos da rede municipal de ensino

Com a pandemia da COVID-19, as aulas presenciais nas instituições de ensino, tais como as demais atividades escolares, tiveram que ser temporariamente suspensas. Diante do novo desafio de dar prosseguimento ao processo de aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Paudalho por meio de sua Secretaria de Educação (SEDUC) lança nesta terça-feira (30) a plataforma de aprendizagem online Educa na Web.

Por meio desse espaço virtual gratuito, estudantes, professores e pais poderão ter acesso a videoaulas, atividades lúdicas, dicas e outros conteúdos que auxiliarão na aquisição de conhecimento. O objetivo principal da criação desse ambiente pedagógico é o de manter os alunos engajados com os estudos mesmo sem o convívio escolar presencial e também dar a oportunidade de seus responsáveis acompanharem de perto esse andamento.

Sobre a estratégia de adotar essa modalidade de ensino online, o secretário de educação Ednaldo Ernesto afirma: “Estamos vivendo um quadro de crise mundial no campo da saúde, só que toda crise tem solução, toda crise tem data de validade, um dia ela termina (…) é a partir da crise que nós partimos em busca de novas saídas, novas alternativas e novas soluções”. E adiciona: “Já estava na hora da educação paudalhense absorver as novas tecnologias desse mundo digital”.

Tela inicial da plataforma de aprendizagem online Educa na Web.

Paudalho possui 28 instituições de ensino e soma cerca de 8.577 alunos. As aulas disponibilizadas na plataforma buscam integrar esses estudantes e vão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, além de abranger também a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O site pode ser acessado pelo celular, pelo computador ou por demais dispositivos móveis.

Os alunos que por razões técnicas, como a falta de conexão com a internet, ou de outras naturezas, que não conseguirem ter acesso ao ambiente virtual não serão prejudicados, pois as aulas não contarão como carga horária. A ideia é que os conteúdos disponibilizados sirvam para dar um suporte durante o distanciamento social.

De acordo com a Secretaria de Educação (SEDUC) a Educa na Web é um projeto inicial que aos poucos está sendo ampliado e aperfeiçoado. A expectativa da pasta é que no futuro, após o fim da pandemia e com a retomada das aulas, essa metodologia digital continue sendo inserida gradualmente na educação do município. “Essa plataforma é fruto de muito trabalho, de muita dedicação, de todos os profissionais nela envolvidos”, conclui o secretário Ednaldo Ernesto.