Paudalho inicia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade

Maria Clara Carneiro

A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje (26) a vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade. Para receber o imunizante, o paudalhense deve realizar o pré-cadastro por meio do portal eletrônico da Prefeitura.

O atendimento foi iniciado às 8h e prosseguirá até às 16h. As doses estão sendo aplicadas no ponto drive-thru em frente a Praça Pedro Coutinho, no centro da cidade. No ato da vacinação, é obrigatório apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência. Caso o cidadão possua alguma comorbidade também será preciso levar um atestado da doença.

Paudalhenses a partir dos 40 anos já podem receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no município. Foto: Isak de Castro/PMP.

“Estou muito feliz por estar sendo imunizado para continuar com o trabalho normal. A gente fica mais seguro com isso”, comemorou Jivanildo Ferreira, que foi imunizado na manhã deste sábado. Com 42 anos de idade, o paudalhense se sente positivo em relação a campanha de imunização no município e destaca a importância desse avanço. “Eu estou achando muito importante porque todas as faixas etárias são ideais. Tem que se prevenir todo mundo e Paudalho está ficando em primeiro lugar. Eu acredito que a tendência é só melhorar”, comentou.

Com o intuito de completar o esquema de imunização da população e assim assegurar a proteção contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde também está priorizando a vacinação dos munícipes em atraso com a segunda dose das vacinas. Os cidadãos que se encontrem nesse grupo devem levar o cartão de vacinação e um documento oficial de identificação com foto durante o momento.

Quem necessita receber a primeira dose será imunizado com a vacina Pfizer. Já os imunizantes da AstraZeneca e Coronavac serão destinados apenas para a vacinação do público que necessita da segunda dose.

De acordo com dados divulgados pela pasta através da ferramenta on-line Vacinômetro, do início da campanha, em janeiro de 2021, até a manhã de hoje, 20.846 doses dos imunizantes foram aplicadas na população. Desse total, 16.037 (76.9%) foram da primeira dose e 4.809 (23.1%) da segunda.

>>> REALIZE O SEU PRÉ-CADASTRO AQUI!

Confira abaixo a lista com os grupos que podem ser imunizados em Paudalho:

GRUPOS INCLUÍDOS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM PAUDALHO
• Trabalhadores da área de Saúde;
• Idosos institucionalizados;
• Pessoas de 85 anos ou mais;
• Pessoas de 60 a 85 anos;
• Pessoas de 50 a 59 anos;
• Pessoas de 45 a 49 anos;
• Pessoas de 40 a 45 anos;
• Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
• Gestantes e puérperas;
• Trabalhadores de transporte coletivo, industriais, de limpeza urbana e caminhoneiros;
• Trabalhadores da área de Educação;
• Trabalhadores da Assistência Social;
• Forças de Segurança e Salvamento.