Paudalho inicia vacinação contra a covid-19 para crianças a partir dos 5 anos com comorbidades

Comunicação

A Prefeitura do Paudalho, iniciou nesta terça-feira (18), uma nova etapa na campanha de vacinação contra a covid-19 no município. Nessa fase, crianças a partir dos 5 anos com comorbidades ou indígenas poderão ser imunizadas. Para ter acesso à vacina é necessário que os responsáveis oficiais realizem o pré-cadastro on-line.

A campanha segue ocorrendo em formato drive-thru, montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade, com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 16h e nas terças e quintas até às 20h. Algumas doses também serão aplicadas em domicílio.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, do início da campanha de vacinação, em janeiro, até o momento atual, mais de 85 mil doses das vacinas já foram aplicadas na cidade. Esse número pode ser acompanhado em tempo real através da ferramenta on-line Vacinômetro disponibilizada pela Prefeitura.

Como receber a dose da vacina?

Para realizar o pré-cadastramento e tomar a dose da vacina é necessário que o responsável legal da criança acesse o portal eletrônico da Prefeitura do Paudalho e preencha os dados requisitados. A vacinação será realizada com a apresentação obrigatória do laudo médico, certidão de nascimento e CPF, além do CPF e RG do responsável oficial pela criança. Em caso de dúvidas, o munícipe pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para buscar mais informações.

Quais são as comorbidades?

Comorbidades são doenças pré-existentes que podem ocasionar risco de agravamento no quadro da covid-19. As enfermidades incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são: Doença neurológicas crônicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando neste momento meninos e meninas com Síndrome de Down e Autismo.

Indígenas

Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial.