Paudalho inicia amanhã (29) a vacinação contra a covid-19 em idosos a partir de 85 anos

Maria Clara Carneiro

Para dar continuidade a campanha de vacinação iniciada no município de Paudalho no dia 19 de janeiro, uma nova remessa com 360 vacinas contra o covid-19 foi recebida pela Secretaria Municipal de Saúde durante a tarde desta quinta-feira (28). As doses serão destinadas para os idosos com 85 anos ou mais de idade. A imunização começará a ser realizada amanhã (29) com base no número de pessoas pré-cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  Além desse grupo prioritário, a Prefeitura também já deu início ao pré-cadastro dos idosos a partir dos 60 anos.

Para realizar o pré-cadastro é necessário que algum membro da família responsável pelo idoso dirija-se até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua comunidade. Uma vez no local, será preciso repassar o nome completo do idoso, a idade, a data de nascimento, o número do CPF, o endereço e um número de telefone para que o agente comunitário de saúde (ACS) realize o registro. A vacinação ocorrerá de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde e pela Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A imunização também poderá ser realizada na sede da Secretaria, no Centro da cidade, por meio de agendamento.

Assim como em outros locais do país, o primeiro grupo a ser imunizado em Paudalho foram os profissionais de saúde na linha de frente da luta contra a doença. Seguindo o Plano de Vacinação do Governo Estadual, na última terça-feira (26), a Secretaria de Saúde aplicou as doses da vacina nos idosos residentes do Abrigo Pinheiro Filho e nos profissionais que atuam na instituição. A imunização dos demais públicos-alvo será iniciada à medida que novas doses da vacina sejam repassadas ao município pelo Governo do Estado de Pernambuco.