Paudalho abre pré-cadastro de vacinação contra a COVID-19 para pessoas de 18 a 59 com comorbidades

Maria Clara Carneiro

A Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Saúde abriu hoje (7) o pré-cadastro de vacinação contra a COVID-19 para pessoas de 18 a 59 anos que tenham comorbidades. Os munícipes devem se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ter acesso a uma declaração médica e logo em seguida acessar o site: www.paudalho.pe.gov.br, onde está disponível um formulário on-line. A campanha segue ocorrendo em formato drive-thru, montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade, das 8h às 16h.

Pessoas de 40 anos a mais, com comorbidade, já começarão a ser vacinadas

A Secretaria de Saúde ainda anunciou que a partir deste sábado (8) pessoas de 40 anos a mais, que tenham comorbidades, começarão a ser imunizadas.  A iniciativa visa agilizar a campanha que já ultrapassou a casa das 9.500 doses aplicadas na cidade.

Quais são as comorbidades?

As comorbidades incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são: hipertensão, diabetes, asma, pneumopatia crônica, insuficiência cardíaca, pessoas que tiveram AVC, hipertensão pulmonar, anemia falciforme e cirrose hepática. Ainda existe uma parcela da população, de 18 a 59 anos, que também pode fazer o pré-cadastro e se vacinar. São eles: imunossuprimidos, pessoas transplantadas, com Síndrome de Down, pessoas vivendo com HIV, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), obesidade mórbida, gestante e puérperas com comorbidades.

Outras ações

Ainda no combate da pandemia, a Prefeitura realizou a abertura da Ala exclusiva de tratamento de pacientes com Covid-19, no Hospital Municipal de Paudalho. Houve também a parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a disponibilização do acesso a um modelo de teste rápido de alta precisão, a distribuição de 120 mil máscaras de tecido, a higienização dos espaços públicos e ainda a entrega do Benefício Eventual Cesta Básica. Outras iniciativas realizadas foram a abertura dos canais de comunicação com os cidadãos via Whatsapp e a campanha de arrecadação de donativos Paudalho Solidário.