Diverso e tradicional, Carnaval 2020 de Paudalho atrai mais de 200 mil foliões à cidade

Maria Clara Carneiro

Cerca de 200 mil foliões participaram das celebrações do Carnaval 2020 de Paudalho, município da Mata Norte de Pernambuco. Após um período animado de pré-carnaval, entre os dias 8 e 21 de fevereiro, a Festa de Momo teve sua abertura oficial no domingo (23) e chegou ao fim na terça-feira (25). Durante os três dias não faltaram atrações artísticas para animar o público, como Dadá Boladão, Jorge Aragão e Elba Ramalho.

Toda a cidade se preparou para o evento, moradores locais e visitantes celebraram juntos a festividade. A comemoração contou com três pontos de folia: o Polo Banho de Frevo Infantil, o Banho de Frevo Adulto e o Polo Cultural. Os dois primeiros foram montados no Pátio de Eventos Beira-Rio e o segundo na Praça Pedro Coutinho, ambos na área Central do município. No Polo Banho de Frevo Infantil as apresentações foram voltadas exclusivamente para as crianças e suas famílias, uma forma de garantir a segurança e o bem estar dessa parcela do público.

Brincadeira em família: o Polo Banho de Frevo Infantil contou com programação voltada para as crianças. Foto: Izak de Castro.

A programação não deixou a desejar, no primeiro dia de agito, domingo (23), houve um show do grupo Balão da Alegria para a criançada. A partir das 13h subiram ao palco a Orquestra do Clube Lenhadores do Paudalho, o cantor Dadá Boladão, Nádia Maia e o MC Tróia. Além desses artistas, o Polo Cultural deu prosseguimento ao festejo com apresentação de Luará, às 22h, e de Carlinhos Beleza, às 00h.

Na segunda-feira (24), foi a vez do grupo Barca Maluka incentivar o Carnaval em família com um repertório composto por músicas infantis. No período da tarde, a Orquestra Clube Estrela do Paudalho fez a abertura do Banho de Frevo Adulto. Os foliões puderam assistir shows dos cantores Elvis, André Marreta e Jorge Aragão. No Polo Cultural, Eduarda Alves, Chicote Elétrico e Marrom Brasileiro subiram ao palco no período da noite.

Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul fez a abertura no último dia de festa, nessa terça-feira (25). Foto: Josué Junior/PMP.

E no último dia da Festa de Momo, nessa terça-feira (24), a programação seguiu com muita alegria e música. Pela manhã ocorreu o show de Nave Moleca, grupo direcionado para a criançada. Às 13h, a Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul se juntou a folia. Logo em seguida, às 15h, o bregafunk tomou o local com Roginho. O dia foi marcado por atrações reconhecidas nacionalmente, como o cantor Kevin o Chris e a cantora pernambucana Elba Ramalho. Além deles, o público aproveitou a atração surpresa Xuxu a Perigosa e o cantor Hit Mizerê. Não acabou por aí, a festa seguiu até a madrugada no Polo Cultural com os grupos Asas da América e Banda Pinguim.

O Secretário de Cultura, Esportes, Juventude, Turismo e Lazer, Jobson Danilo, comenta o resultado positivo da festa para a cidade: “Depois de muito trabalho nós conseguimos mais uma vez ter recorde de público, mostrando que a nossa festa está consolidada como o maior Carnaval do interior de Pernambuco”, afirma. E ainda declara que é um orgulho trazer atrações tão aclamadas em todo o Brasil, a exemplo do carioca Kevin O Chris que têm um repertório repleto de sucessos. O secretário ainda acrescenta: “O orgulho maior é ver o semblante de cada paudalhense, de cada visitante. Vê-los sair daqui felizes, contentes, e já com saudades do nosso Carnaval.”.  

Representante do Carnaval pernambucano, a cantora Elba Ramalho agitou o último dia da festa, na terça (25). Foto: Josué Júnior.

Para a enfermeira Edna Santos o Carnaval 2020 de Paudalho foi de fato memorável. “Maravilhoso, realmente o melhor Carnaval da Zona da Mata. Uma festa sem violência, segura.”, declara. Para garantir a segurança no festejo, a Polícia Civil e Militar, e também o Corpo de Bombeiros Civil e Militar, realizaram um trabalho estratégico em conjunto.

Serviços importantes foram disponibilizados para o público, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDAS) preparou Plantões Sociais onde os foliões puderam receber ajuda e tirar dúvidas. Já a Secretaria de Saúde montou tendas com Plantão da Saúde para acolher a quem desejasse. Também houve pontos de troca de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro para garrafas de plástico.

Um Carnaval tradicional e centenário

Atrações culturais de várias regiões de Pernambuco se apresentaram no Polo Cultural da Festa. Foto: Josué Júnior/PMP.

Além de shows musicais, outras formas de expressões artísticas foram abraçadas pelo Carnaval 2020 de Paudalho. O Polo Cultural da Festa de Momo contou com uma programação diversa composta por desfiles de maracatus, escolas de samba, bois e outras agremiações. Durante os três dias, no período da noite, troças carnavalescas dos clubes tradicionais da cidade, Clube Lenhadores, Clube Estrela e Clube Cruzeiro do Sul, saíram nas principais ruas da cidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com entrega em domicílio, Prefeitura distribui cestas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) à famílias em vulnerabilidade social


Representantes da Prefeitura do Paudalho participam de reunião sobre condutas vedadas durante o período eleitoral


Prefeitura do Paudalho divulga prazo final para a vistoria dos apartamentos do Residencial Guadalajara I


Prefeitura divulga resultado dos candidatos aprovados e convocados na segunda etapa da Seleção Pública para agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias


Prefeitura convoca profissionais aprovados em Seleção Pública da Secretaria de Saúde para a realização de Curso de Formação Inicial e Continuada


Prefeitura do Paudalho disponibiliza agendamento online para emissão de novo RG


Paudalho inicia campanha de vacinação contra a tríplice viral para adultos de 20 a 49 anos de idade


Prefeitura do Paudalho começa a entrega dos Kits Merenda para alunos da Rede Municipal de Ensino


Prefeitura do Paudalho realiza Plano de Ação com o objetivo de organizar filas para saque do auxílio emergencial


Prefeitura do Paudalho decreta novas medidas de prevenção contra o coronavírus em estabelecimentos essenciais


Paudalho reforça limpeza de ruas e demais espaços públicos para conter a disseminação do coronavírus


Saiba as datas de pagamento do auxílio emergencial da Caixa


Coronavírus: Programação do Santuário de São Severino dos Ramos será interditada a partir deste domingo (22)


Paudalho prolonga folia com celebrações da Ressaca do Carnaval


Após 7 meses implantado, Programa Família Acolhedora muda a vida de crianças e adolescentes


Primeiro dia do Carnaval 2020 de Paudalho reúne cerca de 80 mil foliões


Festa de Nossa Senhora do Desterro chega a sua 70ª edição em Paudalho


Paudalho recebe oficina do Projeto RESCATE na próxima terça-feira (18)


Confira as atrações da semana pré-carnaval 2020 de Paudalho


Programa Ruas do Povo leva calçamento a 60 ruas do município de Paudalho


21ª Corrida de São Sebastião movimenta a cidade de Paudalho


Boletim COVID-19 08/09


Boletim COVID-19 01/09


Boletim COVID-19 31/08


Boletim COVID-19 30/08


Boletim COVID-19 29/08