Diverso e tradicional, Carnaval 2020 de Paudalho atrai mais de 200 mil foliões à cidade

Maria Clara Carneiro

Cerca de 200 mil foliões participaram das celebrações do Carnaval 2020 de Paudalho, município da Mata Norte de Pernambuco. Após um período animado de pré-carnaval, entre os dias 8 e 21 de fevereiro, a Festa de Momo teve sua abertura oficial no domingo (23) e chegou ao fim na terça-feira (25). Durante os três dias não faltaram atrações artísticas para animar o público, como Dadá Boladão, Jorge Aragão e Elba Ramalho.

Toda a cidade se preparou para o evento, moradores locais e visitantes celebraram juntos a festividade. A comemoração contou com três pontos de folia: o Polo Banho de Frevo Infantil, o Banho de Frevo Adulto e o Polo Cultural. Os dois primeiros foram montados no Pátio de Eventos Beira-Rio e o segundo na Praça Pedro Coutinho, ambos na área Central do município. No Polo Banho de Frevo Infantil as apresentações foram voltadas exclusivamente para as crianças e suas famílias, uma forma de garantir a segurança e o bem estar dessa parcela do público.

Brincadeira em família: o Polo Banho de Frevo Infantil contou com programação voltada para as crianças. Foto: Izak de Castro.

A programação não deixou a desejar, no primeiro dia de agito, domingo (23), houve um show do grupo Balão da Alegria para a criançada. A partir das 13h subiram ao palco a Orquestra do Clube Lenhadores do Paudalho, o cantor Dadá Boladão, Nádia Maia e o MC Tróia. Além desses artistas, o Polo Cultural deu prosseguimento ao festejo com apresentação de Luará, às 22h, e de Carlinhos Beleza, às 00h.

Na segunda-feira (24), foi a vez do grupo Barca Maluka incentivar o Carnaval em família com um repertório composto por músicas infantis. No período da tarde, a Orquestra Clube Estrela do Paudalho fez a abertura do Banho de Frevo Adulto. Os foliões puderam assistir shows dos cantores Elvis, André Marreta e Jorge Aragão. No Polo Cultural, Eduarda Alves, Chicote Elétrico e Marrom Brasileiro subiram ao palco no período da noite.

Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul fez a abertura no último dia de festa, nessa terça-feira (25). Foto: Josué Junior/PMP.

E no último dia da Festa de Momo, nessa terça-feira (24), a programação seguiu com muita alegria e música. Pela manhã ocorreu o show de Nave Moleca, grupo direcionado para a criançada. Às 13h, a Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul se juntou a folia. Logo em seguida, às 15h, o bregafunk tomou o local com Roginho. O dia foi marcado por atrações reconhecidas nacionalmente, como o cantor Kevin o Chris e a cantora pernambucana Elba Ramalho. Além deles, o público aproveitou a atração surpresa Xuxu a Perigosa e o cantor Hit Mizerê. Não acabou por aí, a festa seguiu até a madrugada no Polo Cultural com os grupos Asas da América e Banda Pinguim.

O Secretário de Cultura, Esportes, Juventude, Turismo e Lazer, Jobson Danilo, comenta o resultado positivo da festa para a cidade: “Depois de muito trabalho nós conseguimos mais uma vez ter recorde de público, mostrando que a nossa festa está consolidada como o maior Carnaval do interior de Pernambuco”, afirma. E ainda declara que é um orgulho trazer atrações tão aclamadas em todo o Brasil, a exemplo do carioca Kevin O Chris que têm um repertório repleto de sucessos. O secretário ainda acrescenta: “O orgulho maior é ver o semblante de cada paudalhense, de cada visitante. Vê-los sair daqui felizes, contentes, e já com saudades do nosso Carnaval.”.  

Representante do Carnaval pernambucano, a cantora Elba Ramalho agitou o último dia da festa, na terça (25). Foto: Josué Júnior.

Para a enfermeira Edna Santos o Carnaval 2020 de Paudalho foi de fato memorável. “Maravilhoso, realmente o melhor Carnaval da Zona da Mata. Uma festa sem violência, segura.”, declara. Para garantir a segurança no festejo, a Polícia Civil e Militar, e também o Corpo de Bombeiros Civil e Militar, realizaram um trabalho estratégico em conjunto.

Serviços importantes foram disponibilizados para o público, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDAS) preparou Plantões Sociais onde os foliões puderam receber ajuda e tirar dúvidas. Já a Secretaria de Saúde montou tendas com Plantão da Saúde para acolher a quem desejasse. Também houve pontos de troca de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro para garrafas de plástico.

Um Carnaval tradicional e centenário

Atrações culturais de várias regiões de Pernambuco se apresentaram no Polo Cultural da Festa. Foto: Josué Júnior/PMP.

Além de shows musicais, outras formas de expressões artísticas foram abraçadas pelo Carnaval 2020 de Paudalho. O Polo Cultural da Festa de Momo contou com uma programação diversa composta por desfiles de maracatus, escolas de samba, bois e outras agremiações. Durante os três dias, no período da noite, troças carnavalescas dos clubes tradicionais da cidade, Clube Lenhadores, Clube Estrela e Clube Cruzeiro do Sul, saíram nas principais ruas da cidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura divulga resultado dos candidatos aprovados e convocados na segunda etapa da Seleção Pública para agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias


Prefeitura convoca profissionais aprovados em Seleção Pública da Secretaria de Saúde para a realização de Curso de Formação Inicial e Continuada


Prefeitura do Paudalho disponibiliza agendamento online para emissão de novo RG


Paudalho inicia campanha de vacinação contra a tríplice viral para adultos de 20 a 49 anos de idade


Prefeitura do Paudalho começa a entrega dos Kits Merenda para alunos da Rede Municipal de Ensino


Prefeitura do Paudalho realiza Plano de Ação com o objetivo de organizar filas para saque do auxílio emergencial


Prefeitura do Paudalho decreta novas medidas de prevenção contra o coronavírus em estabelecimentos essenciais


Paudalho reforça limpeza de ruas e demais espaços públicos para conter a disseminação do coronavírus


Saiba as datas de pagamento do auxílio emergencial da Caixa


Coronavírus: Programação do Santuário de São Severino dos Ramos será interditada a partir deste domingo (22)


Paudalho prolonga folia com celebrações da Ressaca do Carnaval


Após 7 meses implantado, Programa Família Acolhedora muda a vida de crianças e adolescentes


Primeiro dia do Carnaval 2020 de Paudalho reúne cerca de 80 mil foliões


Festa de Nossa Senhora do Desterro chega a sua 70ª edição em Paudalho


Paudalho recebe oficina do Projeto RESCATE na próxima terça-feira (18)


Confira as atrações da semana pré-carnaval 2020 de Paudalho


Programa Ruas do Povo leva calçamento a 60 ruas do município de Paudalho


21ª Corrida de São Sebastião movimenta a cidade de Paudalho


Secretaria Municipal de Cultura realiza cadastros para Auxílio Emergencial da Lei Aldir Blanc


Prefeitura do Paudalho renovará iluminação pública de 15 bairros


Paudalho lança plataforma de aprendizagem online Educa na Web para alunos da rede municipal de ensino