Contra o racismo, Prefeitura realiza Semana da Consciência Negra em Paudalho

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”. (Martin Luther King)

A famosa frase do americano Martin Luther King ainda é pertinente para a realidade que vivemos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população do país é de pretos ou pardos, o que representa 54% dos brasileiros.

Os números ainda são mais preocupantes quanto à questão da desigualdade salarial. Em 2015, em média, um brasileiro branco ganhava R$1.589, já o negro, R$898. Segundo a pesquisa “A distância Que Nos Une – Um Retrato das Desigualdades Brasileiras” realizada pela ONG britânica Oxgam, apenas em 2089, os brancos e negros vão ter uma renda equiparada no Brasil.

E com o objetivo de combater o racismo e desigualdade social, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (20), dia da Consciência Negra, no Salão de Festas do Parque de Eventos Beira-Rio, centro da cidade, à Semana Municipal da Consciência Negra que segue até a próxima quinta-feira (23). Alunos da Rede Municipal participaram da abertura do evento que contou com palestras, encenações, apresentações culturais e reflexivas.

Foto: Thales Kírion/PMP

Com o tema: “Nem Preto Nem Branco minha Carne é Humana” o secretário de Educação, Ednaldo Ernesto, ministrou e trouxe conhecimento sobre a condição do negro na sociedade para as crianças. Participou também do primeiro dia de Programação, a pedagoga com especialização em Gestão da Educação Municipal e em Docência Infantil pela Universidade Federal de Pernambuco, Priscila Antônio, que comentou sobre a importância dos negros para o país. “A carne negra, a pele negra, os negros foram os que transformaram o Brasil de hoje”, disse.

Emoção nas apresentações

O bailarino, artista da terra, Lin Caitano, emocionou o público com a performance em solo “Yawô de Carne”, que de uma forma visceral e profunda mostrou ao público as dificuldades que uma pessoa negra passa na sociedade.

Veja no vídeo:

Os alunos das unidades de ensino Herculano Bandeira, João Cavalcanti Petribu e Objetiva: Cecília Maria, Hyllan José, Celly Monike, Laryssia Ranyere e Dayvson deixaram também sua marca em uma encenação forte e marcante. A Semana da Consciência Negra segue até esta quinta-feira (23).

Foto: Thales Kírion/PMP

Confira o momento da apresentação na imagem: