Chuva e frevo “banham” milhares de folĩoes no 1º dia do Carnaval de Paudalho

Thales Kirion

Milhares de pessoas participaram neste domingo (3) da abertura do maior Carnaval do Interior, a Festa de Momo em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco. A programação começou pela manhã com o Banho de Frevo Infantil no Pátio de Eventos Beira-Rio, no Centro da cidade. Joana Flávia levou as duas filhas, Maysa e Malu, de três e quatro anos, fantasiadas de Minnie e Mulher Maravilha. Ela elogiou a programação. “Eu estou gostando bastante porque minhas filhas podem brincar tranquilas e logo em seguida tem para os adultos”, comentou.

Como comentou Joana Flávia a programação para os adultos começou logo em seguida. A tarde subiu ao palco o grupo Estação Batukada e a Festa continuou com a Orquestra do Clube Lenhadores do Paudalho. A chuva era constante, mas mesmo assim as pessoas continuavam frevando e se divertindo.

Às 16h foi a vez da cantora Elba Ramalho agitar o Polo Principal. A noite foi encerrada com a apresentação de MC Elvis que trouxe o brega romântico à Festa. Francisco André mora em Jaboatão dos Guararapes e participou dos festejos com a família.”Eu gostei muito da festa e tudo está muito tranquilo. Trouxe minha família e posso dizer que Paudalho tem o maior Carnaval do interior de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo a expectativa era que cerca de 30 mil pessoas participassem em cada dia. Mas, foi notório que o número superou as expectativas.

A programação continua nesta segunda-feira (4). Às 12h sobe ao palco o grupo Pagode Tudo Nosso. Ás 14h é a vez de o irreverente Almir Rouche tomar o palco do Pátio de Eventos Beira-Rio. A partir das 16h, a festa é comandada pelo MC Troia. O segundo dia será encerrado com a apresentação da Orquestra do Clube Estrela do Paudalho a partir das 18h. 

Na terça-feira (3), quem abre os Festejos de Momo é a Banda Perigosa, a partir das 12h. Em seguida, às 14, se apresenta a Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul. E tem mais animação! Às 16h quem agita é o cantor André Rio. Após, às 18h, a Banda Chicote Elétrico encerra o dia de apresentação. 

Ainda segundo a organização do evento, vão ser usados, em 2019, 60 mil litros de água em 180 metros de cano. São três linhas de cano de 60 metros que recebem a água de três reservatórios. A cada três metros, existe um aspersor de irrigação que distribui o jato de água nos foliões. No liquido, além de água, será misturada cerca de mil litros de essência de tutti frutti para que o banho fique aromático.

Polo Cultural

Além do Polo Principal, diversas atrações culturais como: bois, maracatus, escolas de samba e outras agremiações participaram desfilaram no palco montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade. O prefeito Marcelo Gouveia destacou a importância de ofertar ao público um Carnaval multicultural. “Nós estamos felizes com o resultado que conseguimos. Nossa Festa tem dois polos, o Cultural e o Banho de Frevo onde cantores e grupos de diversos estilos vão participar. O nosso Carnaval é multicultural e isso nos dá orgulho. Nós temos o maior Carnaval do interior”, disse.

As atrações culturais vão continuar se apresentando no Polo durante os dias de Carnaval:

Segunda-feira (04/03/2019)

Se apresentam no Polo Cultural os Bois Criança a Prova D água, da FL, Boi Moral, Boi Pobre, Boi Brilhoso, Boi Bole Bole, Boi Criança, Boi de Bronze, Boi Pipoquinha, Boi da Loca, Maracatu Beija-Flor de Nazaré da Mata, Maracatu Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, Maracatu Leãozinho das Flores de Itambé, Maracatu Cambinda Estrela de Itaquitinga, Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém, Maracatu Estrela da Tarde de Nazaré da Mata, Maracatu Leão das Cordilheiras de Aliança, Maracatu Camelo Manso de Gloria do Goitá, Maracatu Leão brilhante de Carpina, Maracatu Leão Vencedor de Chã de Alegria, Maracatu Leão Vencedor de Paudalho, Caboclinho Urubá, Bloco Caprichosos de São Miguel, Escola de Samba Estação da Primavera, Bloco Lírico Magia Lírica, Bloco Lírico Som de Serenata, Clube Cruzeiro do Sul, Clube Lenhadores do Paudalho.

Terça-feira (05/03/2019)

No último dia se apresentam no Polo Cultural os Bois Timbu, Alegria, Boi de Ouro, Boi do Cruzeiro, Boi Carinhoso, Maracatu Leão da Fortaleza de Goiana, Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, Maracatu Estrela da Serra de Tracunhaém, Maracatu Gavião da Mata de Gloria do Goitá, Maracatu Leão das Cordilheiras de Lagoa do Itaenga, Maracatu Leãozinho de Itaquitinga, Maracatu Estrela de ouro de Aliança, Maracatu Estrela de Tracunhaém, Maracatu Pavão Dourado de Chã de Alegria, Maracatu Leão da Floresta de Vicência, Maracatu Leão Mimoso de Paudalho, Sambão Maravilha, Escola Gigante do Samba, Bloco Lírico Magia Lírica, Bloco Lírico Som de Serenata, Clube Lenhadores do Paudalho, Clube Estrela do Paudalho.