Banho de Frevo infantil abre programação do Carnaval em Paudalho

Thales Kirion

Milhares de crianças encheram o Pátio de Eventos Beira-Rio, no centro do Paudalho para abertura do Carnaval 2018, na manhã deste domingo (11). A programação foi iniciada pela banda infantil “Balão da Alegria” e com música em frevo, ciranda e outros ritmos, o grupo animou a criançada.

Veterana, a cantora Elizonete Claudina de Oliveira, popularmente conhecida como Ely Reis está no comando do grupo. Além do Balão da Alegria, a artista é versátil e trabalha com quadrilha junina desde 2012. Ela comenta da importância de Paudalho ter espaço para as festas populares. “Eu fico muito feliz que aqui no município temos espaço. Eu estou à frente da quadrilha Mastruz Com Leite desde o ano de 2012 e tenho outros projetos culturais. Porque falo isso? Porque em Paudalho há espaço para as celebrações, para o Carnaval, para o São João, para as festas do povo”, comentou.

Pela primeira vez a versão infantil da programação vai ocorrer durante os três dias. E ainda tem mais! Na segunda-feira (12) a criançada vai se divertir ao som da banda “A Barca Maluca”. Já na terça-feira (13), a banda Balão da Alegria sobe novamente ao palco para animar os pequenos. O evento começará todos os dias a partir das 9h. A programação será realizada em outro horário para dar mais comunidade e segurança às crianças do Município e também a oportunidade de celebrar o Carnaval em um momento refrescante.

DH Ferreira/FocusComunicação

DH Ferreira/FocusComunicação

DH Ferreira/FocusComunicação

Carnaval Acessível

Valdege Nilda é cadeirante e veio com a Irma Núbia para celebrar no maior Carnaval da região. “Eu acho muito bom, gostei bastante”, disse a menina, acrescentando que não encontrou dificuldades para participar da programação.

O objetivo da programação é trazer mais comodidade e segurança para os pequenos na hora de brincar. A cantora do Balão da Alegria, Eli Reis, destacou a iniciativa. “É muito importante porque cada um tem que ter o seu espaço e o seu momento. Assim elas podem se divertir com tranquilidade eu estou muito feliz.

Confira no vídeo:

O Banho de Frevo

A programação nasceu na cidade de Chã de Alegria e foi trazida para Paudalho há mais de 12 anos. Segundo a organização do evento, vão ser usados, em 2018, 60 mil litros de água em 180 metros de cano. São três linhas de cano de 60 metros que recebem a água de três reservatórios, um de 20 mil litros e outro de 10 mil litros. A cada três metros, existe um aspersor de irrigação que distribui o jato de água nos foliões. No liquido, além de água, será misturada cerca de mil litros de essência de tutti frutti para que o banho fique aromático. O objetivo do Banho de Frevo é proporcionar uma folia refrescante para quem vai se deparar com os três dias de celebração na cidade. Segundo o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Jobson Oliveira, o alvo é o bem-estar da população. “Além da animação regada a muita música e alegria, o Banho de Frevo tem o objetivo de ajudar o folião a se divertir. Na hora que é disparada a água, é como se o sol sumisse e o Pátio se Transformasse em uma grande arena com ar-condicionado. Vale a pena, porque já é tradição”, comentou.

A programação continua neste domingo. Sobem ao palco do Banho de Frevo, João do Morro e Nádia Maia. No Polo Cultural, na Praça Pedro Coutinho, se apresentam Bois, Maracatus, Blocos Líricos e Escolas de Samba.