Aula de karatê é uma das atividades educativas ofertadas pela Prefeitura do Paudalho

A Educação tem o poder de transformar o ser humano. O educador Paulo Freire comentou: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nesse intuito de modificação, a Prefeitura do Paudalho superou os desafios e hoje os cerca de 8.899 alunos das 26 escolas do Município recebem ensino de qualidade.

Mas, a Educação em Paudalho vai além da sala de aula. A Prefeitura oferece atividades educativas como, por exemplo: as aulas de karatê. A programação ocorre em quatro unidades de ensino, em dois turnos todas as semanas. Nelas, os estudantes aprendem os princípios e o desenvolvimento da arte marcial.

Edward Carneiro de 16 anos é aluno do 9º ano do Colégio Municipal do Paudalho e participa da atividade. Ele destaca a importância da arte marcial para seu desenvolvimento como ser humano. “Para passar por tudo o que passei, se não fosse o karatê eu teria entrado no mundo das drogas. E o karatê transformou minha vida. Eu fico muito feliz em participar do projeto. Paudalho tem Educação além da sala de aula”, comentou.

Como Edward, Ernando Alves de 14 anos, estudante do 8º ano também no CMP, também participa das aulas e comenta que a ação é um diferencial na sua vida. “Quando eu estava no colégio e chegou o projeto e não tive muita vontade não. Aí, alguns amigos me chamaram e eu comecei a participar. O karatê me ensinou a não fazer coisas erradas, me deu instrução e me ajudou na disciplina”, disse.

Ernando Alves de 14 anos e Gabriel Leandro de 13, demonstram uma das posições que aprenderam. Foto: Isak de Castro/PMP

Paudalho: referência para outras cidades

E a população tem aprovado a iniciativa. Marinalva Nunes de 72 anos é Avó do Edward. Satisfeita, ela não esconde a felicidade de ter o neto nas aulas ofertadas pelo Município. “Ele aprendeu a ter autocontrole e as aulas o ajudaram nisso. Seria muito bom que as escolas do Brasil se espelhassem em Paudalho e oferecesse essas atividades aos alunos para tirar essas crianças da rua. Paudalho tem Educação além da sala de aula”, finalizou.

“Ele me enche de orgulho”, diz Marinlva Nunes Farias, avó do estudante Edward Carneiro.

As aulas no Município são coordenadas pelos professores Esdras Anacleto e Marinho. Como exemplo de que o trabalho avança, em abril, alguns estudantes participaram do evento Norte e Nordeste Karatê, que ocorreu em Paudalho, reunindo atletas de todo o Brasil. De acordo com o sansei Marinho, o objetivo é superar os obstáculos e alcançar novas vitórias. Ele detalha sobre a alegria de ver o crescimento dos alunos na modalidade. ” Eu me sinto lisonjado em ver alguns alunos crescendo, o desempenho deles, o desenvolvimento deles. A superação deles físicas e a superação no desempenho acadêmico. É muito bom poder perceber que o nosso trabalho tem dado certo. Paudalho tem Educação Além da sala de aula”, ressaltou. Além do ensino do karatê, o Município oferta ainda ensino aulas de violão para cerca de 70 alunos em quatro escolas da cidade. Todas as atividades são gratuitas.