“Trabalhando na renovação”, diz técnica da Seleção de Paudalho de Handebol

Thales Kirion

Veterena, a Seleção de Paudalho de Handebol participou mais uma vez dos Jogos Abertos de Pernambuco. Na última sexta-feira (1), a equipe que tem o prefeito do Paudalho, Marcelo Gouveia a mais de 15 anos no elenco, enfrentou o time de Vicência e foi derrotada por 21×31. Mesmo com o placar de desvantagem, a técnica da Seleção, Marcela Ribeiro, comentou que o grupo está recomeçando as atividades e por isso, a participação é importante. A Seleção de Paudalho de Handebol tem o apoio da Prefeitura que através do esporte se preocupa com o bem-estar do paudalhense.

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãodaPrefeituradePaudalho

Foto: Isak de Castro/ComunicaçãodaPrefeituradePaudalho

No jogo do último sábado (2), o time foi derrotado pela equipe de Timbaúba, por 41×9, mas o placar não tirou a garra da equipe. A técnica detalhou que a prioridade para o ano que vem é a renovação dos atletas.  “A ideia é que em 2018 nós tenhamos na equipe peças mais novas… isso a gente vai trabalhar com a renovação dos atletas na casa, vamos buscar nas escolas…estamos abertos as novas propostas”, disse.

Mulher tem vez

De acordo com Marcela Ribeiro, outra meta é a formação do time feminino. “É o nosso objetivo para 2018, resgatar a equipe feminina de Paudalho”, comentou.

O que é o Handebol? 

Em 29 de outubro de 1917, o professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim, Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig, trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. As regras básicas são:

  • Dimensões da quadra: 40x20m.
  • Distância: tem que observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.
  • É considerado gol: Quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol.
  • Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque é fora da linha dos 9m
  • Sanções disciplinares: No jogo, as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
  • Passos:  Pode-se dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.
  • Quatro casos onde é ordenado Tiro Livre: É ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva.

Confira no vídeo:

Se quiser conhecer mais sobre o esporte acesso o site: www.brasilhandebol.com.br