Secretaria Municipal de Educação e Esportes inicia segunda etapa do Projeto Fluindo na Leitura

Maria Clara Carneiro

A leitura é uma prática importante que pode contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos. Com o objetivo de incentivar esse hábito entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, iniciou nesta terça-feira (26) a segunda etapa do Projeto Fluindo na Leitura.

O evento está sendo realizado na Biblioteca Rui Barbosa, no centro da cidade. Essa fase prosseguirá até quinta-feira, dia 28 de outubro e, ao todo, alunos de 21 instituições de ensino se apresentarão por meio da leitura de textos curtos. Durante esse período, serão aprovados cinco estudantes para a semifinal do concurso, fase que ocorrerá em novembro.

No decorrer da manhã de hoje (26) estiveram presentes representantes da Escola Paulo VI, da Escola Menino Jesus, da Escola Bartolomeu do Rêgo e da Escola Paulo Eleutério. Já no período da tarde, a partir das 14h, será a vez dos alunos do Colégio Tancredo Neves, da Escola Manoel da Rosa, da Escola Eliza Fidélis, da Escola Severino José Valentim e da Escola Genilda Martins se apresentarem.

“Esse projeto nasceu de um sonho, o sonho de ver as crianças de Paudalho aprendendo a ler.” É dessa forma que uma das coordenadoras do Fluindo na Leitura e membro da Gerência de Desenvolvimento da Educação (GDE), Maria da Conceição, descreve a iniciativa. Com o lema “Formando pequenos leitores”, o projeto tem o objetivo de contribuir com a alfabetização dos estudantes do 2º ano dos Anos Iniciais das escolas municipais através do estímulo à leitura.

A secretária municipal de Educação, Paula Frassinette, demonstrou felicidade ao falar sobre o avanço que o projeto teve desde agosto, mês em que foi implantado em Paudalho. “A cada etapa a gente fica mais feliz em ver o empenho dos pequenininhos e dos professores.”

Na ocasião, a gestora ainda destacou a importância do ato de ler. “A leitura é importante para que a criança cresça sendo um adulto com liberdade e autonomia para resolver os seus problemas e os problemas do mundo em que está inserido. Para que ela possa galgar mais e mais degraus e ocupar seu espaço na sociedade”, declarou.

Independente do resultado do concurso, todos os alunos participantes irão receber “Sacolinhas do Encantamento”, kits com doces, materiais escolares, entre outros itens. Essa homenagem está sendo realizada para motivá-los a continuar exercitando o hábito de ler.

Confira o cronograma de participação das demais escolas municipais abaixo:

DATAESCOLAS
Quarta-feira
Manhã
Escola Sinhô Bandeira
Escola Severino Maurício
Colégio Maria de Fátima
Escola São Bernardo

Tarde
Escola Guadalajara
Escola Gilda Barbosa
Escola Chã de Capoeira