Teste rápido de colesterol, glicose, de hepatite B e C, aferição de pressão, além de corte de cabelo e orientações jurídicas e de programas sociais, foram alguns dos serviços oferecidos gratuitamente aos paudalhense na ultima sexta-feira. Das 9h às 16h, o projeto Colmeia Comunidade esteve no Colégio Municipal de Paudalho (CMP).
Na área de saúde, houve triagem para identificar pessoas que estejam com labirintite, que é um distúrbio do ouvido que provoca tontura e mal-estar, orientação sobre diabete e hipertensão, avaliação físico-funcional e recomendações nutricionais. O público pode participar de palestra sobre higiene bucal e aprender sobre escovação dentária e aplicação de flúor. Também foi possível fazer o teste rápido de sífilis e HIV, receber informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e preservativos, além da emissão do cartão do SUS.
As mulheres com idade acima dos 40 anos fizeram agendamento para exames de mamografia, citopatologia e rastreamento do câncer do colo do útero na unidade móvel do Sesc Saúde Mulher. “Além de chamar atenção da população para a prevenção de doenças, o objetivo foi oferecer um leque de serviços de saúde e cidadania em único espaço, levando mais qualidade de vida aos moradores. Foram realizados cerca de cinco mil atendimentos”.
A Celpe participou do Colmeia emitindo a segunda via da conta de energia, do cadastro de baixa renda, ligação nova, parcelamento e troca de titularidade. A Compesa e o Detran levaram suas unidades móveis para o local. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do Paudalho fez atendimento do programa Bolsa Família para inclusão no Cadastro Único, emissão da Carteira de Idoso, roda de conversa com psicóloga, além de oficina de dança e de graffiti.
Teve também corte de cabelo feminino e masculino, além da barba, foram feitos com os profissionais do Senac. Higienização da pele, SPA dos lábios e mãos estavam na lista de serviços. Durante o dia, várias palestras foram ministradas no colégio para o público de todas as idades.