A Prefeitura de Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventude e através da Coordenação de Educação Inclusiva da Gerência de Desenvolvimento da Educação (GDE), concluiu neste sábado (12) a formação “Inclusão sobre Rodas” voltada para condutores do transporte escolar. A ação teve como objetivo capacitar os condutores para atuarem com responsabilidade, empatia e conhecimento das normas que asseguram o direito à inclusão dos estudantes, sobretudo aqueles com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidades específicas.
O curso contou com cinco encontros, abordando os seguintes temas: Fundamentos da Educação Inclusiva; Direitos da Pessoa com Deficiência e Legislação do Transporte Escolar; Acessibilidade e adaptações no transporte; Práticas de acolhimento e respeito à diversidade no dia a dia do condutor; e Primeiros socorros e segurança no transporte de estudantes com deficiência.
A formação reconhece o papel essencial dos condutores na permanência e bem-estar dos estudantes, reforçando que a garantia do direito à educação também passa pela acessibilidade ao ambiente escolar, incluindo o transporte.
A prefeita Paulinha da Educação e o secretário de Educação e Juventude, Dionizio Júnior, participaram do encerramento da formação e parabenizaram os participantes. “Parabenizo e agradeço a vocês, condutores, por todo o compromisso que vocês têm e pelo trabalho diário. Esse curso que vocês estão concluindo é um curso que outros municípios e o próprio estado ainda estão organizando pra fazer, e Paudalho está mil anos na frente e já está concluído. É muito bonito de ver vocês aqui. Só tenho a agradecer e parabenizar por mais essa conquista”, afirmou a prefeita.
Com essa iniciativa, Paudalho se destaca como referência em educação inclusiva e acessibilidade no transporte escolar, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, humana e para todos.















