Em alusão ao Dia Municipal do Apoiador Escolar, celebrado em 14 de abril, juntamente com o Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventude e da Gerência de Desenvolvimento da Educação (GDE), realizou nesta terça-feira (15) o III Encontro em Rede para Profissionais de Apoio Escolar. A formação foi voltada para coordenadores e profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Com a participação de aproximadamente 540 profissionais, o encontro teve como tema “O Profissional de Apoio Escolar e a Inclusão”, conduzido pela coordenadora de Educação Inclusiva da GDE, Iraneide Dias. Durante a palestra, o secretário de Educação e Juventude, José Dionízio, destacou a importância do papel do profissional de apoio no processo de inclusão escolar, reforçando o compromisso com uma educação acessível e equitativa para todos os estudantes.
“Eu só tenho a agradecer essa dedicação de vocês. Este momento é, de fato, para mostrar direitos e deveres, e nos instruir sobre o que podemos e não podemos fazer. Vocês têm uma missão tão importante, que é cuidar dessas crianças, porque elas precisam de autonomia, precisam saber interagir com o meio social, político e econômico”, afirmou o secretário. “Então, cada um de vocês — sejam coordenadores, apoiadores, eu, a prefeita — todos nós que fazemos a educação temos responsabilidade. Porque criamos elos, criamos amor, criamos laços”.
A coordenadora Iraneide Dias também ressaltou a relevância da formação: “Esse momento é muito importante, pois, enquanto rede, unimos os profissionais e oferecemos uma formação inicial para que eles possam desempenhar cada vez melhor o seu trabalho no ambiente escolar, contribuindo com o desenvolvimento dos nossos alunos.”
A profissional de apoio Ana Clécia Gomes, da Escola Municipal do Junco, estava presente na formação e compartilhou a importância da ação para a capacitação dos profissionais: “Esse tipo de evento é importante porque traz mais conhecimento para a gente, tira dúvidas e nos ensina cada vez mais a cuidar das crianças. A gente aprende aqui, aprende na escola. Temos uma rede de apoio que é muito importante — a gente se sente abraçada e acolhida. Esse já é meu segundo ano na formação, e eu só tenho a agradecer por esse evento.”


