Secretaria de Saúde intensifica atendimento para homens da comunidade de chã de Pinheiro nesta quinta-feira

Thales Kirion

As ações do Novembro Azul seguem por todo o Município. O mês é dedicado ao combate do câncer de próstata que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), mata quase 14 mil pessoas por ano. Nesta quinta-feira (30) as ações para os homens na Unidade de Saúde da Família em São Sebastião, mais conhecida como posto de Chã de Pinheiro, vão ser intensificadas. A programação começou às oito da manhã e segue até às 20h com palestras, orientações e serviços de saúde.

A residente da Secretaria de Saúde, Sabrina Santiago, detalhou o exame preventivo. “É um problema que ele deve ser prevenido… A gente tem no nosso Município as Unidades da Família… Os homens podem realizar os exames preventivos através do PSA, que é um exame de sangue onde se analisa a procura de uma proteína que está presente no sangue e a presença dessa proteína diz se a pessoa tem essas células ou não na próstata”, detalhou.

Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, chamado de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado em 17 de novembro. A campanha tem o objetivo de conscientização e é realizada por diversas entidades no mês de novembro. O movimento é dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para combater as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Serviço

Ações da Saúde para homens em São Sebastião

Onde: Posto de Chã de Pinheiro

Hora: 8 às 20h