Secretaria de Saúde realiza campanha contra Poliomielite e Sarampo

Thales Kirion

A saúde consta no artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. O texto propõe que todas as pessoas tenham o direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhes a própria saúde e bem-estar e também e das respectivas famílias. A Prefeitura do Paudalho segue comprometida em promover esse direito aos paudalhenses através de ações em toda a cidade.

Exemplo disso, é que começou nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. A ação é voltada para crianças que tenho um ano ou menores de cinco, mesmo que já tenho sido vacinadas e vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município com dia D da campanha sendo realizado no dia 18 de agosto. No estado, o objetivo é vacinar cerca de 544.180 meninos e meninas, o que representa 95% do total e Paudalho não ficará de fora. É necessário que os pais ou responsáveis levem os filhos aos postos munidos do cartão de vacinação dos pequenos.

Entendendo as doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias, sendo, em geral, de sete a doze dias.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe, febre e dor de garganta ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, dor abdominal e, raramente, diarreia.

Já o sarampo é também uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.