Romaria de São Severino dos Ramos é reconhecida como patrimônio cultural, religioso imaterial

Rota de fé de milhares de romeiros do Brasil, a romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho, agora passa a ser reconhecido por lei como patrimônio cultural, religioso imaterial no Município. O prefeito Marcelo Gouveia sancionou na última quinta-feira (5) o projeto de Lei Número 3 de sete de fevereiro de 2018, apresentado pelo Vereador Josimar Ferreira Cavalcanti.

Segundo o prefeito Marcelo Gouveia, a medida tem o objetivo de valorizar a cultura e a religiosidade do Município. “É com muita alegria que nós sancionamos esse projeto de lei, porque a Romaria de São Severino dos Ramos faz parte da vida de milhares de paudalhenses, pernambucanos e brasileiros. Ela perpassa uma religião ou credo, porque é algo cultural. E nós temos esse compromisso de continua incentivando a cultura e valorizando a nossa história”, comentou. Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, especula-se que o Santuário de São Severino dos Ramos é hoje o maior centro de romaria de Pernambuco e o terceiro do Brasil.

Na imagem, fiéis visitam a capela de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, onde está a imagem de São Severino. Foto: Diego Lira

Devoção

A fé em São Severino dos Ramos é uma prática católica. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20) onde a estátua se encontrava.

Entendendo a história

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. Era um cidadão romano rico que como ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida reclusa, de renúncias no Egito e na Síria. Ele ainda realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Iugoslávia, pregando em penitenciárias. Outro grande feito de São Severino foi libertar escravos do domínio dos bárbaros e segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.