Prefeitura do Paudalho realiza programação para celebrar Semana do Folclore

Isak de Castro

Reportagem: Thales Kírion

 

Repente, maracatu, contação de histórias, catirina e danças são algumas das manifestações culturais de Pernambucano. Com extensa programação que segue até a próxima sexta-feira (25), a Prefeitura do Paudalho, por meio da Biblioteca Pública Severino Soares, ofereceu o evento gratuito para celebrar a Semana do Folclore.  Dezenas de alunos do Colégio Municipal do Paudalho (CMP) participaram do início das atividades comemorativas nesta terça-feira (22). Na programação, a população participou de exposições e apresentações culturais.

Foto: Isak de Castro/Comunicação Prefeitura Paudalho

Filme Lendas Urbanas do Recife

As histórias contadas de pais para filhos também fazem parte das manifestações folclóricas do estado. A lenda do Boca de Ouro, homem com aspecto de zumbi que aparece no Cais da Rua da Aurora e em outros pontos da cidade do Recife, ou a Loira do Banheiro, mulher morta que aparece em banheiros de espaços públicos, são alguns dos exemplos desses enredos. E para manter a tradição folclórica viva, será exibido a partir das 16h desta terça-feira, o filme “Lendas Urbanas do Recife, no Salão de Festas Beira-Rio.

Confira os vídeos com algumas dessas histórias:

A programação continua

A programação continua nesta quarta (23) e quinta-feira (24); estudantes podem participar de competições sobre temas folclóricos. Na sexta-feira (25), contadores de histórias vão animar o público que ainda vai poder conferir as apresentações de grupos de dança, caboclo de lança do Maracatu águia Dourado e os repentistas Zominho e Amigo.