Prefeitura do Paudalho realiza ações do Novembro Azul na UBS do centro

As ações do Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, continuam por todo o Município. Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Saúde realizou uma programação especial para os homens na Unidade Básica de Saúde do centro. A enfermeira da unidade, Alyne Nunes, comentou que o dia foi reservado especialmente para dar uma atenção maior à saúde do homem da comunidade.

Programação

O evento foi iniciado com uma palestra ministrada pelo médico Marcus Holanda e a enfermeira Alyne Nunes explicando sobre a doença. Em seguida foi oferecido um café da manhã e atendimento com solicitações de exame e esclarecimentos do pacientes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Vale lembrar que o exame preventivo contra o tipo de câncer é ofertado no Laboratório Municipal.

Cuidar da Saúde é coisa de “macho”

O preconceito é um dos problemas enfrentados no combate ao câncer. De acordo com Alyne Nunes, a procura dos homens pelos exames de saúde é bem menor do que as mulheres. “Em nossa unidade, em um dia normal de atendimento, a cada 8 mulheres, atendemos um homem. É uma população difícil de procurar acompanhamento”, disse. Mas, a Prefeitura segue no comprometimento de proporcionar o bem-estar do paudalhense.

Foto: UBS/centro