Outubro Rosa: Informação e prevenção são necessárias

No Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, comemorado nesta quinta-feira (19), a Prefeitura do Paudalho deixa você bem informado sobre o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama e colo de útero. Periodicamente a Prefeitura publica informações importantes sobre a campanha que que está sendo realizada na cidade.

Ações nos postos de saúde

Seguem em todos os postos de saúde do município, aberto para todas as mulheres, mas tendo foco nas mulheres com idade de 50 a 69 anos. Na unidade em Mussurepe, a ação será realizada na segunda-feira (30) com palestras educativas, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite b, prevenção, atividades físicas e distribuição de brindes.

Câncer de mama mata mais de 17 mil pessoas

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados neste ano, apontam que o número de mortes no Brasil por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015. Segundo os dados, o tumor de mama provoca cerca de 18 mil mortes no Brasil.

Câncer de colo de útero

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), esse é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. Ele pode ser tratado se for detectado através do exame preventivo conhecido como Papanicolau. A prevenção é oferecida por todas as unidades de Saúde do município.