“Isso nos honra”, diz secretário de Saúde sobre início das obras do Laboratório Municipal do Paudalho e Centro de Diagnóstico

Segundo relatório do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos metade da população mundial (estima-se que a terra tenha mais de 7,6 bilhões de pessoas) não tem acesso aos serviços essenciais de saúde. No objetivo de continuar promovendo o bem-estar do paudalhense, a Prefeitura do Paudalho avança e nesta segunda-feira (16) dezenas de pessoas participaram da assinatura da ordem de serviços das obras do Laboratório Municipal do Paudalho e do Centro de Diagnóstico. A solenidade ocorreu no Hospital Municipal do Paudalho com a presença do prefeito Marcelo Gouveia, do secretário de Saúde Orlando Jorge e de outras autoridades como o presidente do Conselho Municipal de Saúde, conhecido popularmente como Pai Véu.

O Laboratório já é um marco na saúde do Município e da região da Mata Norte. O local oferta a população cerca de19 mil exames por mês. São 65 tipos como, por exemplo: hemograma completo, glicemia, colesterol, triglicerídeo, hormônios tireoidianos, FSH, LH, Beta-HCG, PSA total e livre, vitamina D, classificação sanguínea, parasitológico de fezes, entre outros. De 2017 até maio de 2018 foram realizados mais de 192 mil exames. Com as obras, o espaço será ampliando e entre as mudanças está a construção de uma recepção, sala de coleta e ainda o centro de Imagem.

Segundo o prefeito Marcelo Gouveia a iniciativa vai ampliar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e o objetivo é melhorar a vida dos paudalhenses. “É um grande marco para a administração do Município de Paudalho. O apoio ao diagnóstico desses exames complementares possibilita aos médicos conseguirem ofertar um diagnóstico ao paciente com mais qualidade e confiança. Nós temos subsídios para fazer esse trabalho e hoje nós estamos aqui para ampliar a nossa rede do SUS. Nós vamos dispor de serviços de imagens, tomografia, mamografia, raios-X. É mais um grande avanço. E para os exames comuns que a gente já disponibiliza a gente vai proporcionar uma condição, uma instalação muito melhor ao usuário”, disse

De acordo com o secretário de Saúde, Orlando Jorge, a obra tem o objetivo de melhorar ainda mais o trabalho dos profissionais e valorizar a vida dos paudalhenses. “Isso nos honra porque essas transformações dão condições ao profissional de saúde, sejam os médicos, enfermeiros, dentista, agente de saúde ou técnico do Município de desempenharem um trabalho com mais segurança, com apoio ao diagnostico, tendo a certeza que está acertando no diagnóstico e consequentemente no tratamento. Nosso alvo é a população, porque essas obras vão oferta muito conforto. É um serviço 100% SUS. Além disso, em seguida, será implantado o Centro de Imagem aqui no nosso Município. Nós vamos voltar a ser referência na região, nós já voltamos a ser um apoio diagnóstico para outras cidades. Estamos muito felizes”, comentou.

Mais obras e serviços

Ainda de acordo com o secretário, Orlando Jorge, existem projetos para a reforma dos blocos cirúrgicos e das enfermarias do Hospital Municipal do Paudalho. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram transformadas e ainda outras estão sendo construídas como as UBSs da Primavera e do Alto dos Irmãos.  A gestão ainda anunciou que nos próximos dias serão inauguradas as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro do Parto Humanizado.