“Incluído”, diz jovem surdo sobre Semana da Pessoa com Deficiência em Paudalho

Isak de Castro

Reportagem: Thales Kírion

 

Segue até a próxima segunda-feira (28) a programação da Semana da Pessoa com deficiência, promovida pela Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Conselho da Pessoa com Deficiência e Associação das Pessoas com Deficiência do Paudalho. A inclusão é o principal objetivo da ação, que vai oferecer palestras, caminhadas pelas ruas e atividades nas escolas.

O aluno do Colégio Municipal Tancredo Neves, Zaqueu Miguel, de 15 anos, é deficiente auditivo e teve o direito do intérprete nas Semanas do Folclore e da Deficiência garantido. Ele destacou que é necessária a participação da sociedade na inclusão dos deficientes: “É preciso que a família esteja junta, porque ai se torna muito mais forte”, disse.

Veja no vídeo a entrevista:

Falta informação e a Prefeitura tem se preocupado com isso

Adriano Francisco, de 32 anos, é professor interprete de libras na rede municipal de Paudalho e através dos sinais, informa, instrui e ensina alunos com deficiência auditiva. Ele relata que muitos pais excluem os filhos por não ter o conhecimento da necessidade da criança: “É muito importante a sociedade também ter esse conhecimento da Semana da Pessoa com Deficiência porque muita das vezes eles não conhecem, não sabem e tratam seus filhos com uma exclusão”, lamentou. O objetivo da Prefeitura do Paudalho é promover a inclusão e o bem-estar do povo.

 Programação Completa

23/08, manhã, tarde e/ou noite, nas escolas municipais – Sessões de cinema com filmes tratando do tema;
24/08, às 10 h, na Escola Municipal José Bonifácio, e manhã, tarde e/ou noite, nas escolas municipais – Palestra com os psicólogos Thomaz Felipe de Barros Feitosa e José João Ferreira, e sessões de cinema com filmes abordando o tema nas demais escolas;
25/08, das 09 h às 16 h, no Salão de Festas Pio Guerra (Beira Rio) – Feira de apresentações, exposições e oficinas abordando os temas “Pessoa com Deficiência e Folclore Brasileiro” com a participação das escolas públicas municipais e parceiros;
28/08, às 08 h, concentração na Praça do Rosário – Caminhada de encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência.
Participem!

Confira a galeria de fotos da abertura da Semana da Pessoa Com Deficiência no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Paudalho:

Foto: Kirley Lima/ComunicaçãoPrefeituraPaudalho

 

Foto: Kirley Lima/ComunicaçãoPrefeituraPaudalho